Segurança na Rua
Construção ou Reforma
Jamais construa embaixo da rede elétrica, na hora de fazer uma obra mantenha distância segura da rede elétrica, redobre a atenção ao usar barra de ferro ou qualquer outro tipo de material. O contato com os fios pode colocar em risco a sua vida. Com esses cuidados, você evita acidentes.
Antenas
Só instale antenas de rádio e de TV longe da rede elétrica. A instalação em local próximo à rede é muito perigosa e podem ACONTECER acidentes. Procure um profissional qualificado para realizar a instalação. ASSIM, VOCÊ EVITA ACIDENTES.
Poda de Árvore
Pode a árvore antes que ela se aproxime da rede elétrica. Mas caso os galhos já estejam tocando nos fios, entre em contato com a Cosern pelo telefone 116. EVITE ACIDENTES.
Pipas
Escolha locais abertos e bem afastados da rede elétrica, jamais use linhas metálicas ou cerol. Se a pipa ficar presa nos fios, não tente pegar de volta. Assim, você evita acidentes.
Redes de Energia Elétrica e Subestações
Não permita crianças jogando bola ou brincando próximas a Redes Elétricas e Subestações. Jamais entre nas subestações.
Postes e Torres de Energia
Nunca suba em torres ou torres da rede elétrica. Somente pessoas autorizadas podem realizar serviços nessas instalações. Evite acidentes.
Fio partido no Solo
Fique sempre longe da rede elétrica e, em caso de fio partido, não se aproxime, avise imediatamente à Cosern pelo telefone 116. Assim, você evita acidentes.
Ligação Clandestina
Nunca faça ligações clandestinas, além de ser ilegal, fazer gato coloca em risco sua vida e a vida de outras pessoas. O furto de energia é crime, previsto no código penal. Evite acidentes. Ao perceber qualquer irregularidade na rede elétrica, ligue para a Cosern pelo telefone 116.
Segurança em Casa
Aterramento de Circuitos Elétricos
Evite acidentes mantendo o circuito de aterramento no seu imóvel. O aterramento só deve ser instalado por profissional qualificado. Assim você e sua família ficam mais seguros e protege seus eletrodomésticos.
Cuidados com o Chuveiro Elétrico
Chuveiro elétrico deve ser instalado com fio terra. Quando ele estiver em funcionamento não toque nele. Se precisar fazer um conserto, como trocar a resistência, desligue o circuito elétrico. Com esses cuidados, você evita acidentes.
Dimensionamento e Reposição de Fusíveis/Disjuntores
Fusível/Disjuntor não deve ser substituído por fio, moeda ou qualquer outro objeto. Agindo assim você está retirando toda proteção da instalação, podendo provocar incêndio e danos aos eletrodomésticos.
Sinal de vazamento de corrente
Percebendo qualquer vazamento de corrente (pequeno choque provocando sensação desagradável) ou defeito nas instalações elétricas do seu imóvel, desligue o Disjuntor/Chave Geral. Chame um profissional qualificado. Não coloque a sua vida e a dos seus familiares em risco.
Cercas Elétricas
Cercas irregularmente eletrificadas colocam em risco a vida das pessoas, tanto de quem passa na rua, quanto dos próprios moradores. Essas instalações devem ser projetadas e realizadas por profissionais qualificados e seguindo normas próprias.
Uso de benjamim ("T")
Manter vários aparelhos elétricos ligados no benjamin (“T”) ao mesmo tempo pode sobrecarregar a instalação elétrica, causando curto circuito e até incêndio. Por isso o benjamim só deve ser usado quando você tiver certeza que não sobrecarregará a instalação elétrica. Ah, e deixe as crianças sempre longe deles e das tomadas.
Ligar e desligar equipamentos da Tomada
Na hora de ligar e desligar qualquer equipamento elétrico da tomada segure no plugue. Jamais puxe pelo fio, porque ele pode se partir e provocar choque e até curto circuito. Certifique-se sempre que a capacidade da tomada é compatível com a potência dos equipamentos que serão ligados.
Troca de lâmpadas
Durante a troca de lâmpadas, jamais toque na parte metálica.
Piso molhado
Cuidado com o manuseio de alguns aparelhos elétricos, especialmente em ambientes úmidos ou molhados. Ao utilizar equipamentos elétricos esteja, preferencialmente, calçado e com as mãos enxutas.
Salvando Vidas
Em caso de acidente por choque elétrico, a primeira coisa a fazer é desligar o disjuntor ou a chave geral. Se isso não for possível, deve-se tentar afastar o acidentado do condutor de energia usando objetos isolantes (como canos de plásticos, pedaços de madeira seca ou sapato com solado de borracha). Não usar as mãos desprotegidas para não tomar um choque também. Providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192).
Se for um problema na rua, chame a COSERN pelo telefone 116 e o Corpo de Bombeiros pelo 193 para socorrer a vítima.
Segurança nas Férias
Evite acidentes mantendo o circuito de aterramento no seu imóvel. O aterramento só deve ser instalado por profissional qualificado. Assim você e sua família ficam mais seguros e protege seus eletrodomésticos.
Principais dicas para evitar acidentes com crianças:
• Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão de segurança ABNT;
• Utilize protetores nas tomadas, isso evita que crianças introduzam objetos e recebam descarga elétrica;
• A eletricidade em ambiente úmido pode causar acidente, cuidado com o manuseio dos aparelhos elétricos em ambientes úmidos ou molhados, ao utilizar qualquer equipamento esteja, preferencialmente, calçado e com as mãos enxutas, em especial em áreas molhadas (banheiro, cozinha, copa e área de serviço), bem como em demais áreas com o piso molhado;
• Para soltar pipas procure lugares abertos e afastados da rede elétrica. Não use cerol. Além do risco de ferir, o cerol pode provocar danos à rede elétrica e causar queda de fios;
• Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la;
• Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são bons condutores de energia e podem causar choques fatais;
• Oriente as crianças para não jogar objetos na rede de energia elétrica;
• Mantenha as instalações elétricas em bom estado de conservação. Não use fios velhos ou danificados para não expor crianças ao risco de choque elétrico. Em caso de reparo, chame um profissional qualificado (Eletricista ou eletrotécnico);
• Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), nunca puxe pelo fio.
Primeiros Socorros
CHOQUE ELÉTRICO. O QUE FAZER?
Em caso de acidentes com choque elétrico é necessário rapidez na providência de um socorro para salvar a vítima. Para isso, é fundamental agir corretamente utilizando os procedimentos de primeiros socorros.
Procure livrar a vítima da fonte de corrente elétrica (Tomada, fio, quadro elétrico, etc.) desligando, se possível, o disjuntor/chave geral e pedindo ajuda para chamar socorro médico especializado.
Afaste o condutor de eletricidade da vítima. Se não conseguir desligar a chave geral, tente esse afastamento através de objetos isolantes, tais como pedaços de madeira secos, tecidos secos, cano de plástico e sapatos com solado de borracha para que você também não receba a descarga elétrica.
Uma vez afastado do condutor, faça uma rápida inspeção visual no ambiente do acidente, certificando que não há riscos para a sua vida inicie os procedimentos de primeiros socorros próprios para choque elétrico: desobstrua as vias respiratórias da vítima (Vias aéreas), garanta que não há corpos estranhos na boca da vítima, inicie a respiração de artificial (ATENÇÃO NA SUA PROTEÇÃO. DEVE SER UTILIZADO UM PROTETOR ENTRE SEUS LÁBIOS E A BOCA DA VÍTIMA – VER ANEXO) e, se for necessário, faça massagem cardíaca externa. A cada ciclo de respiração e massagem, refaça um nova avaliação na vítima, de forma a verificar se os sinais vitais apresentam reação (Pulso e respiração).
Como Fazer Respiração Artificial (Boca a Boca)?
1- Coloque a vítima em uma superfície plana e firme, incline sua cabeça para trás, para abrir as vias respiratórias. Retire próteses, dentaduras (se estiver fora do lugar), alimentos ou qualquer objeto que possa sufocar a vítima. (figura 1)
2- Certifique-se que a vítima não respira e aperte as narinas a fim de impedir a saída do ar. Tome fôlego, coloque sua boca sobre a boca da vítima e sopre até aparecer elevação do tórax (Utilizar sempre a sua proteção: EPI Próprio ou um pano seco). Em crianças (até 1 ano de idade) realize a respiração boca a boca-nariz (Utilizar sempre a sua proteção: EPI Próprio ou um pano seco).
3- Após 2 sopros iniciais, verifique (pela carótida) se há pulsação. Se não houver pulsação, realize mais 2 sopros e inicie a massagem cardíaca externa. Em adultos faça 15 compressões (massagens) e 02 sopros. Em crianças 05 compressões e 01 sopro. (figura 2) A cada ciclo de respiração e massagem, refaça um nova avaliação na vítima, de forma a verificar se os sinais vitais apresentam reação (Pulso e respiração).
4 - Se a vítima voltar a respirar e o coração voltar a bater, interrompa a massagem e a respiração, mantendo controle da situação, até a chegada do socorro médico especializado.
Como Fazer a Massagem Cardíaca?
Coloque a vítima em uma superfície plana e firme, em seguida, localize, com os dedos indicador e médio, Coloque os dedos indicador e médio na artéria carótida da vítima (localizada no pescoço, lateral esquerda) para sentir a pulsação. Se houver parada cardíaca, você não sentirá pulsação na artéria e as pupilas (meninas dos olhos) estarão dilatadas, além de lábios e dedos sianozados (roxos).
Para localizar o coração, mova o dedo indicador na direção da garganta até o esterno (osso situado entre um peito e outro).
Coloque a palma da sua mão sobre o osso esterno e sua outra mão sobre a primeira. Os dedos não devem tocar as costelas.
Comprima o esterno, fazendo pressão suficiente para fazê-lo baixar mais ou menos 5 centímetros. Após cada compressão, relaxe a mão sem removê-la, para permitir a expansão do peito da vítima.
ATENÇÃO
• Em crianças até 1 ano de idade, faça massagem utilizando o seu polegar.
• Em crianças de 1 a 8 anos, faça a massagem utilizando a palma da mão.
Quando interromper o socorro?
• Se a vítima apresentar pulso/respiração;
• Se o socorrista se apresentar exausto;
• Ao entregar para socorro médico.
RELAÇÃO COMPRESSÃO X SOPRO
15 compressões/ 2 sopros, em adultos e 05 compressões e 01 sopro em crianças.
Em casos de acidentes com energia elétrica providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante não tocar na vítima. Aguarde o socorro.
|
|