CHOQUE ELÉTRICO. O QUE FAZER?
Em caso de acidentes com choque elétrico é necessário rapidez na providência de um socorro para salvar a vítima. Para isso, é fundamental agir corretamente utilizando os procedimentos de primeiros socorros.
Procure livrar a vítima da fonte de corrente elétrica (Tomada, fio, quadro elétrico, etc.) desligando, se possível, o disjuntor/chave geral e pedindo ajuda para chamar socorro médico especializado.
Afaste o condutor de eletricidade da vítima. Se não conseguir desligar a chave geral, tente esse afastamento através de objetos isolantes, tais como pedaços de madeira secos, tecidos secos, cano de plástico e sapatos com solado de borracha para que você também não receba a descarga elétrica.
Uma vez afastado do condutor, faça uma rápida inspeção visual no ambiente do acidente, certificando que não há riscos para a sua vida inicie os procedimentos de primeiros socorros próprios para choque elétrico: desobstrua as vias respiratórias da vítima (Vias aéreas), garanta que não há corpos estranhos na boca da vítima, inicie a respiração de artificial (ATENÇÃO NA SUA PROTEÇÃO. DEVE SER UTILIZADO UM PROTETOR ENTRE SEUS LÁBIOS E A BOCA DA VÍTIMA – VER ANEXO) e, se for necessário, faça massagem cardíaca externa. A cada ciclo de respiração e massagem, refaça um nova avaliação na vítima, de forma a verificar se os sinais vitais apresentam reação (Pulso e respiração).
Como Fazer Respiração Artificial (Boca a Boca)?
1- Coloque a vítima em uma superfície plana e firme, incline sua cabeça para trás, para abrir as vias respiratórias. Retire próteses, dentaduras (se estiver fora do lugar), alimentos ou qualquer objeto que possa sufocar a vítima. (figura 1)
2- Certifique-se que a vítima não respira e aperte as narinas a fim de impedir a saída do ar. Tome fôlego, coloque sua boca sobre a boca da vítima e sopre até aparecer elevação do tórax (Utilizar sempre a sua proteção: EPI Próprio ou um pano seco). Em crianças (até 1 ano de idade) realize a respiração boca a boca-nariz (Utilizar sempre a sua proteção: EPI Próprio ou um pano seco).
3- Após 2 sopros iniciais, verifique (pela carótida) se há pulsação. Se não houver pulsação, realize mais 2 sopros e inicie a massagem cardíaca externa. Em adultos faça 15 compressões (massagens) e 02 sopros. Em crianças 05 compressões e 01 sopro. (figura 2) A cada ciclo de respiração e massagem, refaça um nova avaliação na vítima, de forma a verificar se os sinais vitais apresentam reação (Pulso e respiração).
4 - Se a vítima voltar a respirar e o coração voltar a bater, interrompa a massagem e a respiração, mantendo controle da situação, até a chegada do socorro médico especializado.
Como Fazer a Massagem Cardíaca?
Coloque a vítima em uma superfície plana e firme, em seguida, localize, com os dedos indicador e médio, Coloque os dedos indicador e médio na artéria carótida da vítima (localizada no pescoço, lateral esquerda) para sentir a pulsação. Se houver parada cardíaca, você não sentirá pulsação na artéria e as pupilas (meninas dos olhos) estarão dilatadas, além de lábios e dedos sianozados (roxos).
Para localizar o coração, mova o dedo indicador na direção da garganta até o esterno (osso situado entre um peito e outro).
Coloque a palma da sua mão sobre o osso esterno e sua outra mão sobre a primeira. Os dedos não devem tocar as costelas.
Comprima o esterno, fazendo pressão suficiente para fazê-lo baixar mais ou menos 5 centímetros. Após cada compressão, relaxe a mão sem removê-la, para permitir a expansão do peito da vítima.
ATENÇÃO
• Em crianças até 1 ano de idade, faça massagem utilizando o seu polegar.
• Em crianças de 1 a 8 anos, faça a massagem utilizando a palma da mão.
Quando interromper o socorro?
• Se a vítima apresentar pulso/respiração;
• Se o socorrista se apresentar exausto;
• Ao entregar para socorro médico.
RELAÇÃO COMPRESSÃO X SOPRO
15 compressões/ 2 sopros, em adultos e 05 compressões e 01 sopro em crianças.
Em casos de acidentes com energia elétrica providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante não tocar na vítima. Aguarde o socorro.