Perguntas e Respostas PIX


PIX_Pergutas e Respostas.jpg

Para pagar com o PIX, copie o código que foi enviado na conversa aqui no WhatsApp. Na hora de fazer o pagamento, é só colar esse código dentro da área PIX do aplicativo do seu banco, em “Pagar”e “Pix Copia e Cola”.​

O Pix "copia e cola" é um link ou código gerado a partir do QR Code para pagamento – basicamente, todos os dados da imagem são transformados em um código que deve ser copiado e colado para pagamento.

O Pix diferente de TED e DOC não tem custo nenhum para quem realiza o pagamento.​

O PIX é uma solução eletrônica, que proporciona a realização de transferências e de pagamentos de forma gratuita e segura em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e em qualquer hora.

​​​​É possível efetuar o pagamento da 2ª via pelo Pix, se a fatura tiver o QR Code ou código copia e cola, basta copiar o código e colá-lo no seu aplicativo do banco para realização do pagamento.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer pagamentos utilizando Pix, desde que possua uma conta transacional (conta de depósito à vista, popularmente conhecida como conta corrente, conta de depósito de poupança ou conta de pagamento pré-paga, carteira digital) em um prestador de serviço de pagamento (instituições financeiras ou instituições de pagamento) participante do PIX.​​

Será necessário que o cliente ligue para concessionária​ solicitando a religação e informe que realizou o pagamento através do PIX e apresente o comprovante caso seja necessário.

Com o Pix você consegue efetuar o pagamento de faturas vencidas e a vencer.​

Você só poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento.
 
Após a confirmação, como a liquidação do PIX ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada. 

O Pix fornece o comprovante de pagamento. Ao concluir uma transação o comprovante é gerado tanto para o pagador quanto para o recebedor.

No caso do pagador (quem fez o Pix), o comprovante deverá conter, no mínimo, o número da ID/Transação, o valor, a data/hora, a descrição da transação e as informações do destinatário (quem receberá o PIX) e do pagador.

O comprovante estará disponível independentemente da chave PIX utilizada para o pagamento.

Na imagem abaixo, segue exemplo de comprovante para o pagador:


                                                                                  Imagem2.png

O CPF e CNPJ são os dados mais seguros para usar no cadastramento do Pix, porque não vão mudar. Outras chaves que podem ser cadastradas no Pix são o e-mail ou número de telefone.