Instituto Neoenergia divulga projetos selecionados pelo Edital Transformando Energia em Cultura 2022

21/10/2022

Iniciativas socioculturais de diferentes perfis e regiões potiguares serão apoiados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo

Conexão_Elefante_Cultural_Neoenergia_Cosern_Divulgação.png

O Instituto Neoenergia divulgou nesta sexta-feira (21), a relação de projetos socioculturais selecionados pelo Edital Transformando Energia em Cultura 2022, uma das principais iniciativas de fomento à arte e à cultura do Rio Grande do Norte. Em parceria com a Neoenergia Cosern, foram definidos 23 projetos – 15% a mais do que no ciclo passado – que receberão aporte financeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

Os projetos selecionados como aprovados atuam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em vulnerabilidade social, assegurando geração de trabalho e renda, bem como a valorização das culturas e tradições locais. 

“É com muito orgulho e convicção de propósito que abraçamos, mais uma vez, em parceria com o Instituto Neoenergia, ações socioculturais que impactam tão positivamente a vida dos potiguares”, comemora Márcio Caires Vasconcelos, Diretor-Presidente da Neoenergia Cosern. 

Para Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia, o Edital é uma iniciativa grandiosa, que tem como principal objetivo impulsionar o potencial transformador da arte e da cultura para a criação de uma sociedade melhor. 

“Investir nesses projetos fortalece o movimento em prol do alcance dos desafios impostos pela Década da Ação da ONU e reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirma Renata Chagas.

Ao todo, o Edital Transformando Energia em Cultura 2022 recebeu 64 inscrições no Rio Grande do Norte. Confira a seguir a relação de projetos selecionados:

 ARTES CÊNICAS

Ø  I Festival de Artes Públicas de Rua: Teatro, Circo e Bonecos; 
Ø  Movidos à Dança 2023; 
Ø  Trapiá Semente Semear e Regar.

 AUDIOVISUAL 

Ø  6º Curta Caicó; 
Ø  Anima Gostoso; 
Ø  As Aventuras de Nina e Xilo; 
Ø  Caravana REC – 4ª temporada; 
Ø  Casa da Praia LAB – Outros; 
Ø  Nísia Floresta Vive; 
Ø  Território Katu Digital; 
Ø  Urbano Cine – Cinema, Educação e Acessibilidade. 

 LITERATURA
 
Ø  Carrossel da Leitura; 
Ø  Espaço Literário Balaio das Letras. 

MULTILINGUAGENS 

Ø  Alumiar; 
Ø  Conexão Elefante Cultural; 
Ø  Raízes – Som Sem Plugs; 
Ø  Ventre de Lona em: Germinando Arte 2023. 

MÚSICA

Ø  Batuque de Mulheres; 
Ø  Conexão Felipe Camarão; 
Ø  Do Sol Interior – Festival e Incubadora; 
Ø  Movimento Sinfônico 2023; 
Ø  Oficinas na Ilha. 

PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL: 

Ø  Casinha de Cultura: Espaço, Tempo de Cultura, Inclusão e Tradição
 ​.
Sobre o Instituto Neoenergia
Braço de atuação social da Neoenergia, o Instituto promove iniciativas com o objetivo de estimular a transformação das pessoas e do planeta, por meio de ações e projetos distribuídos em cinco pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional. A partir de parcerias com a sociedade civil, organizações do terceiro setor e poder público, o Instituto Neoenergia encara o desafio de buscar soluções às questões ambientais, sociais e econômicas do Brasil, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aliados às práticas ESG da empresa e à Agenda 2030 da ONU.

Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidoria do Brasil em premiações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:
• Telefonar para o 116.​​​​​

DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern. 

060222_barra_lampada_21102022.jpg

 
Voltar