Suspensões programadas no fornecimento de energia ocorrem para manutenção e reforço na rede elétrica e são sempre avisadas com antecedência pela Neoenergia Cosern
A necessidade de manutenção preventiva e reforço na rede de energia requer, em casos mais complexos, a interrupção no fornecimento de eletricidade com aviso prévio aos consumidores. Chamados de ‘Desligamentos Programados’, esses intervalos na distribuição são regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e realizados pela Neoenergia Cosern conforme programação técnica e com comunicação prévia aos clientes por meio de avisos personalizados, publicação em jornais de grande circulação, no site da distribuidora e, ainda, em blogs das regiões nas quais ocorrerão os serviços, de forma a possibilitar que os clientes se programem para o intervalo sem energia.
“Os Desligamentos Programados ocorrem para serviços de expansão, manutenção periódica e reforço diversos. Não são interrupções provocadas por chuvas ou abalroamentos, por exemplo. É algo programado, restrito a um horário definido e com aviso prévio aos consumidores afetados com vistas ao reforço da segurança e confiabilidade para o sistema elétrico”, afirma o superintendente Técnico da Neoenergia Cosern, Osvaldo Tavares.
Essas ações estão previstas na Resolução Nº 1.000 da
Aneel e devem ocorrer com a publicação de avisos conforme o perfil da unidade consumidora atendida pela rede a ser desligada. Nesse sentido, a Neoenergia Cosern cumpre integralmente o disposto no art. 436 da referenciada Resolução, o qual estabelece que “o consumidor e as centrais geradoras têm o direito de serem avisados sobre a data e os horários de início e término das interrupções programadas que afetem suas instalações”.
No site da Neoenergia Cosern (neoenergiacosern.com.br), na aba SERVIÇOS, é possível acompanhar os avisos de Desligamento Programado.
Canais de Relacionamento
O cliente pode informar sobre falta de energia e acessar outros serviços através dos seguintes canais:
Central de Relacionamento com o Cliente Neoenergia Cosern – 116
Clientes com deficiência auditiva e de fala - Acessar o atendimento pelo 0800 701 01 55 (ligação gratuita), desde que utilizem aparelho telefônico adaptado para essa finalidade
Atendimento fora da área de concessão - Ligar para 0800 283 0800
Lojas de Atendimento Presencial - 4 em Natal; e uma em Parnamirim, Mossoró, Assu, Currais Novos, Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Goianinha, São José de Mipibu e Macaíba.
Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidoria do Brasil em premiações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:
DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern.