Número é levemente maior que o registrado no ano anterior – 34 – e reforça a necessidade de cautela no momento da brincadeira para evitar acidentes envolvendo eletricidade
Brincadeiras com pipas devem ser realizadas em praias ou parques abertos, longe da fiação elétrica, para reduzir riscos de acidentes
A
Neoenergia Cosern registrou, ao longo do ano passado, 36 ocorrências com pipas na rede elétrica em todas as regiões do Rio Grande do Norte (veja lista de municípios abaixo). O número é levemente maior que o tabulado pelo Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora em 2021: 34. Com as férias escolares a todo vapor, as brincadeiras com pipas estão de volta. Aparentemente inofensivas, elas podem trazer muitos riscos e só devem ser praticadas bem longe da rede elétrica.
“A principal orientação é de só soltar pipas longe da rede elétrica em lugares abertos, como praias e parques. Assim, são evitadas situações que podem levar a interrupções no fornecimento de energia e prejudicar diversas pessoas, além de representar risco de acidentes para a população”, alerta o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern, Valfrido Holanda.
Quando atingem as redes, as pipas podem danificar os cabos, com risco de rompê-los ou comprometer o isolamento de alguns condutores. Outro problema é a possibilidade de danificar os transformadores, provocando curtos-circuitos, com o acionamento do sistema de proteção que interrompem o fornecimento de energia. O perigo pode aumentar ainda mais com o uso de materiais metálicos, bons condutores de eletricidade, ou cortantes para a confecção de pipas e rabiolas.
No caso mais emblemático, registrado em 22 de abril do ano passado, a interrupção no fornecimento de energia elétrica provocada por uma pipa atingiu 10.115 clientes nos bairros das Quintas, Nordeste e Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. Na ocasião, a Neoenergia Cosern restabeleceu o fornecimento para 4.715 clientes em menos de três minutos e para os outros 5.400, em uma hora e meia.
Orientações de segurança
Se a pipa ficar enroscada em cabos ou postes, ela não deve ser puxada sob nenhuma hipótese nem devem ser atirados materiais como pedras e cabos de vassouras para retirá-la. Isso pode provocar o rompimento dos cabos, causando interrupção no fornecimento, danos a rede e equipamentos e até mesmo choques elétricos;
A orientação da Neoenergia Cosern é de, nesses casos, entrar em contato imediatamente com a concessionária pelo
telefone 116.
Nunca usar cerol
O uso de cerol já é proibido por lei em várias cidades brasileiras. Apesar disso, seu uso continua fazendo vítimas. Para as redes elétricas, a substância também é fator de risco.
“Por deixar a linha cortante, pode causar o rompimento dos cabos. Mesmo que no momento pareça que eles não foram danificados, com o tempo, isso pode acontecer e provocar quedas de energia ou até atingir alguém, que pode ser vítima de um choque elétrico”, adverte Valfrido Holanda, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern.
Cidades com ocorrências
Natal – 19
Mossoró – 4
Parnamirim - 3
Apodi, Caicó, Luiz Gomes, Macaíba, Parelhas, Pau dos Ferros, Pedra Grande, São Gonçalo do Amarante, São Miguel e Touros – 1 cada
Total: 36 ocorrências
Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidoria do Brasil em premiações da
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:
• Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern.