Neoenergia Cosern retira 130 quilos de cabos irregulares de telecomunicações na Via Costeira

19/10/2022

Material representava risco à segurança da população, contribuía com a poluição visual do corredor turístico e ameaçava integridade dos postes da rede elétrica

OpercaoOrdenamento_NeoenergiaCosern_ViaCosteira_19102022.jpg

A Neoenergia Cosern retirou 130 quilos de equipamentos irregulares de telecomunicações na Via Costeira na manhã desta quarta-feira (19). O material, instalado à revelida nos postes da distribuidora, representava risco à segurança da população, contribuía com a poluição visual do corredor turístico e era um elemento de desgaste dos postes que sustentam as redes de média e baixa tensão ao longo da avenida.

“Essa ação de ordenamento faz parte do planejamento da distribuidora para o verão e está acontecendo em todo o estado”, explica Leandro Mota, supervisor da Neoenergia Cosern na Região Metropolitana de Natal. “De janeiro até agora, já retiramos mais de dez toneladas de equipamentos irregulares de telecomunicações nos cerca de 840 mil postes da nossa rede elétrica, um recorde quando comparado a todo ano de 2021, quando retiramos seis toneladas”, complementa o supervisor.

A Via Costeira é um dos corredores turísticos mais importantes da capital potiguar. Os postes da rede elétrica da Neoenergia Cosern estão instalados na margem direita no sentido Mãe Luiza / Ponta Negra e passam por manutenção constante. No canteiro central, estão localizados os postes de iluminação pública, cuja manutenção é de responsabilidade da Prefeitura do Natal.

OpercacaoOrdenamento_NeoenergiaCosern__19102022.jpg

Regularização e fiscalização
O material retirado pela operação de ordenamento pertence às empresas de telecomunicações (telefonia e internet). Por lei, elas precisam seguir regras impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

Antes de instalar os equipamentos nos postes, as empresas de telecomunicações precisam encaminhar os projetos e aguardar a análise da concessionária que resultará na aprovação, ou não, da execução da instalação. As empresas podem acessar a Resolução Normativa Nº 797/2017: https://bit.ly/3TsTbq4

Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, repetidoras, mão francesa, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular é retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente.
 
Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidoria do Brasil em premiações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:
• Telefonar para o 116.​​​​

DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern. 
barra_consumoconsciente (19102022).jpg

Voltar