Neoenergia Cosern reforça rede elétrica em 10 municípios no Agreste e Litoral Sul

01/12/2022

Obras beneficiaram 219 mil potiguares, reforçaram segurança da população e fazem parte da “Operação Verão” da distribuidora
 Investimentos_Litoral_Sul_Neoenergia_Cosern_Divulgação.jpg
Nova rede elétrica do Litoral Sul: reforço na confiabilidade do sistema e na segurança com a população e turistas

A Neoenergia Cosern concluiu uma série de obras de reforço na rede elétrica de 10 municípios no Agreste e Litoral Sul potiguares. O trabalho faz parte da “Operação Verão” da distribuidora e beneficiou 219 mil potiguares em Brejinho, Canguaretama, Jundiá, Nísia Floresta, Nova Cruz, Passagem, Pedro Velho, Santo Antônio, São José de Mipibu e Tibau do Sul.

“Ao todo, foram construídos nove quilômetros de redes de média tensão, substituídos 17 quilômetros de redes antigas por novas, instalados 104 novos postes e cinco novos religadores”, explica Carlos Augusto Câmara, supervisor da Neoenergia Cosern para o Litoral Sul. “Na praia de Pipa, por exemplo, que costuma ter a população duplicada no verão, reforçamos a confiabilidade do sistema elétrico para garantir o fornecimento de energia num período tão especial do ano que é o réveillon”, complementa.

Outras obras importantes no estado
Entre janeiro e setembro, a Neoenergia Cosern construiu 723 novos quilômetros de redes de média e baixa tensão em todo o estado. No total, a distribuidora possui uma rede de 59.822 quilômetros. Em uma comparação, seria possível dar quase uma volta e meia na circunferência do planeta Terra com essa extensão de fios e cabos que levam energia elétrica a todos os potiguares.

A distribuidora também triplicou o número de equipamentos telecomandados instalados na rede elétrica em todo o estado entre 2016 e 2022. A instalação desse tipo de aparelho saltou de 480, há seis anos, para 1.880, atualmente. Desse total, 773 já operam com uma tecnologia batizada de “Self Healing” (autorrecomposição, em inglês) que permite o restabelecimento automático do fornecimento de energia, assim que são identificados os defeitos, sem necessidade de interferência humana.

A aposta da Neoenergia Cosern em redes inteligentes, aliada a outras estratégias, tem feito com que os potiguares tenham energia elétrica disponível, em média, durante 99,92% de todas as 8.760 horas de um ano. Em março, a Neoenergia Cosern foi reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)​ como a distribuidora com mais de 400 mil clientes com melhor desempenho de fornecimento de energia do Brasil.

Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidoria do Brasil em premiações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:

DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern. 

barra_mobilidade_eletrica_01122022.jpg 

 
Voltar