Projeto Vale Luz Cosern reduz conta de energia de 5.299 famílias potiguares

27/01/2020


Mais de 5,2 mil famílias potiguares receberam descontos na fatura de energia da ordem de R$ 184.489,40 com a troca de resíduos sólidos no Projeto Vale Luz Cosern, lançado em 2013. Desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética Cosern e regulado pela Aneel, o Vale Luz é uma boa alternativa para ajudar no orçamento familiar e incentivar o ciclo sustentável na sociedade.

Atuante em 23 comunidades nos municípios de Natal e Parnamirim, o projeto possui pontos de coleta itinerantes que permitem ao cliente trocar os materiais reciclados por créditos de desconto na fatura. Somente em 2019, mais de 200 toneladas de materiais foram entregues nos pontos de coleta, ganhando um destino sustentável e ajudando a reduzir os danos ao meio ambiente. Em seis anos de projeto, foram recolhidas 643 toneladas de resíduos sólidos recicláveis com o projeto Vale Luz Cosern.

De acordo com Daniel Sarmento, supervisor da unidade de Eficiência Energética da Neoenergia, a iniciativa promove a sustentabilidade do planeta e possibilita a economia da energia. “O Projeto Vale Luz adota a premissa de que o resíduo reciclado, ao retornar ao ciclo produtivo, possibilita a redução do consumo de energia da extração da matéria prima e no transporte desses materiais”, avalia.

Dessa forma, a ação de reciclagem dos resíduos recolhidos pelo Vale Luz Cosern possibilitou uma economia de energia de 878 MWh, correspondente ao consumo mensal de 600 residências potiguares. Além dos benefícios energéticos, reciclar também traz outras vantagens ao meio ambiente tais como menor emissões de gases na atmosfera, menor degradação do ecossistema pela extração de matéria-prima do solo e menor volume de descartes em aterros sanitários.

Para obter descontos a partir do Vale Luz, o cliente deve procurar um dos pontos de troca do projeto, levando materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene), óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho) e eletrônicos (CPU com placa-mãe, notebook, televisor, celular, carregador, impressora etc.).

O projeto conta com tendas adaptadas (pontos de atendimento itinerante) que atuam em comunidades de baixa renda para recolher os resíduos. Os pontos de troca do Vale Luz podem ser conferidos no App Vale Luz Cliente (disponível nas lojas virtuais para Androide ou IOS) ou no site da Cosern (www.cosern.com.br).

Fotos: Cosern/Divulgação


Sobre a Cosern

Melhor Distribuidora do Nordeste e 2ª Melhor do Brasil no Prêmio Abradee 2019 e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;

• Baixar o aplicativo da Cosern, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou

• Telefonar para o 116.


DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.

Voltar