Iniciativa, pioneira entre as distribuidoras do país, reforça segurança na transmissão de dados entre subestações e o Centro de Operações Integradas (COI), no Edifício-Sede
A Neoenergia Cosern deu início a modernização da sua rede própria de comunicação com o emprego da tecnologia MPLS (Multi-Protocol Label Switching), uma solução mais eficiente de encaminhamento de dados multisserviços.
A ação, pioneira entre as distribuidoras de energia do Brasil, vai começar pela Região Metropolitana de Natal, contemplando nessa primeira fase o Edifício-Sede, onde está localizado o Centro de Operações Integradas (COI), e cinco subestações elétricas (quatro em Natal e uma em Parnamirim) que atendem cerca de 182 mil consumidores.
“O MPLS é a tecnologia mais moderna em transporte de dados e, devido à alta velocidade proporcionada, beneficia especialmente a comunicação dos religadores automatizados”, explica Osvaldo Tavares superintendente de Serviços Técnicos da Neoenergia Cosern.
“Com esses equipamentos, é possível reduzir o tempo de recomposição da rede elétrica em caso de falta de energia, reforçando a qualidade do fornecimento”, complementa o superintedente.
“Essa modernização representa a nossa antecipação ao serviço de distribuição do futuro, que integrará a gestão de um sistema energético complexo, com geração distribuída e veículos elétricos, por exemplo”, afirma o superintendente de Smart Grids da Neoenergia, Ricardo Leite.
O MPLS realiza o roteamento por meio de rótulos, tornando o encaminhamento dos pacotes de dados mais eficiente. Na prática, a tecnologia direciona dados entre pontos da rede baseada em rótulos de menor caminho em vez de endereços de rede longos, evitando consultas complexas em uma tabela de roteamento.
Dessa forma, a rede se torna mais segura e rápida. Com o uso do protocolo, a comutação de dados entre as rotas pode ser feita em até 50 milésimos de segundos, portanto mais apropriado para o tráfego de grandes volumes de dados.
|