O projeto vai funcionar como um laboratório de inovação para acelerar o desenvolvimento de soluções de baixa complexidade para problemas reais da distribuidora.
Fazem parte da equipe três professores do IMD, um pesquisador convidado e dez estudantes bolsistas das áreas de desenvolvimento de software, Ciência de Dados e Design do Instituto, que vão se relacionar diretamente com o Grupo de Trabalho de
Inovação da Neoenergia Cosern.
“A parceria é a materialização de um modelo de trabalho que busca implantar soluções que geram eficiências através de um fluxo ágil e da tomada de decisão baseada em dados”, explica Márcio Caires Vasconcelos, Diretor Presidente da Noenergia Cosern.
“Tenho convicção de que teremos soluções de curto prazo para nossos processos e a certeza de que também será possível empregá-las nas demais distribuidoras da Neoenergia no Brasil”, complementa.
A coordenadora do projeto acadêmico, professora Anna Giselle Câmara, conta que a ideia da parceria começou a ser esboçada a partir de um hackathon (uma espécie de maratona de programação) realizado em 2019 no IMD, em parceria com a Neoenergia Cosern.
“O evento consistiu em uma competição entre estudantes da universidade em uma maratona interdisciplinar, que tinha como objetivo desenvolver projetos relacionados à energia eólica e à distribuição de energia elétrica, criando aplicativos e protótipos funcionais", explica a professora da UFRN.
Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida pela Aneel como a distribuidora com melhor desempenho de fornecimento de energia do Brasil em 2021 entre as empresas com mais de 400 mil clientes e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) como a empresa com Melhor Modelo de Gestão do país, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:
• Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
• Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern.