Vinte e oito alunas, selecionadas entre mais de 300 candidatas, deram o pontapé inicial na formação que já levou 24 profissionais a serem contratadas pela distribuidora potiguar
Rosana Raquel, uma das 24 mulheres Eletricistas de Rede de Distribuição da Neoenergia Cosern: igualdade de gênero (Foto: Magnus Nascimento/Neoenergia Cosern/Divulgação)
A
Neoenergia Cosern e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) fizeram a abertura oficial da primeira turma do curso de Eletricistas de Redes de Distribuição formada exclusivamente por mulheres no Rio Grande do Norte na noite desta segunda-feira (1).
São 28 alunas, selecionadas entre mais de 300 candidatas inscritas no início do ano, que deram o pontapé inicial nos estudos para atuar, futuramente, de maneira equânime com os homens na rede de distribuição de energia do estado.
O momento histórico, realizado de forma on-line (formato da parte inicial teórica do curso), foi prestigiado pelo Diretor Presidente da Neoenergia Cosern, Márcio Caires Vasconcelos; a Gerente de Treinamento da Neoenergia, Chistiane Tavares; a Especialista em Treinamento da Neoenergia, Jéssica Ferraro; o Gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern, Valfrido Holanda; o Gerente de Recursos Humanos da distribuidora, Max Delfino; e a Coordenadora de Projetos do
SENAI-RN, Amora Vieira.
Nas palavras de boas-vindas às alunas, Márcio Caires Vasconcelos ressaltou que o tripé fundamental da formação é trabalhar com ética, segurança e a busca pela eficiência com foco no cliente, tanto nesse momento de estudos quanto numa possível colocação na distribuidora no futuro.
“Com essa turma exclusiva para mulheres, vemos mais uma inciativa na prática do que tanto defendemos sobre igualdade de gênero na empresa”, ressaltou o Diretor Presidente da Neoenergia Cosern. “Estamos marcando um gol tão importante quanto o que levou a Neoenergia a patrocinar a Seleção Brasileira Feminina de Futebol, campeã da Copa América Feminina na Colômbia”, concluiu Márcio Caires.
“A Escola de Eletricistas oferece oportunidade para mulheres e homens que buscam formação profissional e desejam atuar no setor elétrico, um mercado que possui uma alta demanda de mão de obra qualificada. Temos o compromisso de incentivar a participação feminina na sociedade e dentro da nossa companhia”, afirmou a Gerente de Treinamento da Neoenergia, Chistiane Tavares.
Amora Vieira, falando pelo SENAI-RN, lembrou que as alunas vão viver uma jornada pessoal e profissional de aprendizado inesquecível. “É muito importante que nenhuma de vocês desista, pois é uma honra estarmos aqui fazendo história”, ressaltou a Coordenadora de Projetos.
Igualdade de gênero
Desde 2013, a Escola de Eletricistas da Neoenergia já formou 4.695 alunos, dos quais 3.462 foram contratados pela empresa. Desse total, 297 são mulheres. Na Neoenergia Cosern, 24 mulheres já atuam como Eletricistas de Redes de Distribuição, desde agosto de 2020, oriundas de turmas mistas.
A
Neoenergia pretende ampliar a presença de mulheres em postos de liderança e em atividades ligadas à operação até 2030. Recentemente, a companhia assinou a declaração de apoio aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), iniciativa promovida pela
ONU Mulheres e pelo Pacto Global.
A Escola de Eletricistas visa qualificar novos profissionais para atuar em redes de distribuição de energia elétrica e é realizada nas cinco distribuidoras – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF).
Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidora do Brasil em premiações da Aneel, Abradee e Fundação Nacional de Qualidade em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:
DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern.