Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram soluções para problemas reais do dia a dia da distribuidora
A Neoenergia Cosern e o Instituto Metrópole Digital (IMD) apresentaram nesta quarta-feira (26) oito projetos desenvolvidos pelo “LABs Neoenergia”, um laboratório de inovação criado pelas duas instituições em abril de 2022 com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de soluções para problemas reais da distribuidora.
O projeto foi coordenado e executado pelo Departamento de Projetos Ágeis e Gestão da Mudança da Diretoria de Processos e Tecnologia da Neoenergia e envolveu mais de 20 colaboradores das duas instituições, incluindo 10 estudantes bolsistas das áreas de desenvolvimento de software, Ciência de Dados e Design do
Instituto Metrópole Digital (IMD), que é uma unidade acadêmica especializada da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esses estudantes se relacionaram diretamente com o Grupo de Trabalho de Inovação da Neoenergia Cosern.
“Fiquei extramente feliz com os resultados dessa parceria com uma instituição tão importante como a UFRN”, declarou Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern. “Os trabalhos apresentados pelos estudantes são a materialização de soluções que geram eficiência, uma diretriz que faz parte do dia da dia da nossa empresa”, complementou.
Para o professor Ivonildo Rêgo, diretor-geral do Instituto Metrópole Digital, a experiência resultante do projeto desenvolvido junto à Neoenergia faz parte da essência do IMD, criado há mais de 10 anos para oferecer soluções reais à sociedade potiguar a partir da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. “Hoje é um dia da celebração de um esforço que durou um ano e que, com certeza, vai gerar novos frutos entre os estudantes”, comentou.
A coordenadora do projeto acadêmico, professora Anna Giselle Câmara, relembrou que a ideia da parceria começou a ser esboçada a partir de um hackathon (maratona de programação) realizado em 2019 no IMD em parceria com a Neoenergia. “O evento consistiu em uma competição entre estudantes da universidade em uma maratona interdisciplinar, que tinha como objetivo desenvolver projetos relacionados à energia eólica e à distribuição de energia elétrica, criando aplicativos e protótipos funcionais”, explicou a professora.
Fizeram parte da cerimônia de apresentação dos projetos, além da diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes; os superintendentes Osvaldo Tavares, de Serviços Técnicos; Luiz José Queiroz, de Operações; Júlio Giraldi, de Relacionamento com Clientes; o diretor de Processos e Tecnologia da Neoenergia, Heron Fontana; o superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Neoenergia, Francisco Carvalho; o superintendente de Processos e Tecnologia da Neoenergia, Carlos Eduardo Ferreira Soares; o diretor-geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo; a coordenadora do projeto acadêmico, professora Anna Giselle Câmara; além dos docentes Leonardo Bezerra, Nelson Oliveira e Sílvia Maria Maia, do IMD; e Cesimar Xavier, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A apresentação dos trabalhos foi acompanhada por colaboradores da Neoenergia Cosern.