Apoio se estende ao Campeonato Brasileiro Feminino e reforça o compromisso da companhia com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres
Mario Ruiz-Tagle, CEO da Neoenergia, e Rogério Caboclo, Presidente da
CBF (Foto: Thais Magalhães/CBF)
A Neoenergia, empresa controladora da Cosern no
Rio Grande do Norte, assinou, nesta terça-feira (1º), um contrato histórico
com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e se tornou a primeira empresa
no País a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira Feminina de Futebol.
O acordo, válido pelos próximos quatro anos, também prevê apoio à competição
nacional de clubes, que já a partir da próxima rodada passa a se chamar
Brasileirão Feminino Neoenergia. A gigante do setor elétrico brasileiro tem
como premissa ampliar a participação da mulher no contexto social e
profissional, reforçando o compromisso com a equidade de gênero.
O contrato entre a CBF e a Neoenergia vai até
2024 e prevê a exibição da marca no uniforme de treino da Seleção Feminina,
ações promocionais e ativações nas redes sociais das Guerreiras do Brasil. A
empresa de energia acompanhará as Seleções Brasileiras Femininas, adulta e de
base, em momentos importantes como a reta final da preparação para os Jogos
Olímpicos de Tóquio, a Copa América Feminina 2022, os Campeonatos
Sul-Americanos de Base, a Copa do Mundo Feminina 2023 e os Jogos Olímpicos de
Paris 2024.
Além da nova marca no nome oficial do Brasileirão
Feminino, a Neonergia estará presente nas placas de publicidades no entorno
do gramado de todos os jogos e backdrops. Além disso, poderá fazer ativações
durante os intervalos das partidas (assim que permitido pelas autoridades
sanitárias) e ações nas redes sociais da competição. O apoio ao esporte
praticado por mulheres se converteu em uma alavanca para a Neoenergia, que
tem em seus valores essenciais a igualdade entre homens e mulheres. Além de
acreditar no esporte como agente de mudança social que promove princípios
como vida saudável, respeito, exemplo e disciplina, a empresa tem como
premissa ampliar a participação da mulher no contexto social e profissional,
reforçando o compromisso com a equidade. Para isso, trabalha para a
desconstrução de paradigmas ao contribuir com a inserção feminina em
atividades valorizadas e consideradas predominantemente como masculinas.
“Nós, que sabemos muito de redes elétricas,
queremos traçar outra rede, invisível, mas igualmente sólida, para unir todos
aqueles que contribuem para avançar rumo à plena igualdade em um âmbito de
tanto impacto quanto o esporte. Apostamos nessa ação de apoio ao esporte
feminino com a convicção de que lutamos pela igualdade de oportunidades.
Acreditamos na igualdade em todos os campos e compartilhamos com essas
jogadoras os mesmos valores como esforço, superação, profissionalismo,
trabalho em equipe. Essas esportistas são o espelho em que miram muitos
homens e mulheres, são exemplos para tantas outras que veem no esporte uma
janela de oportunidades de mudança social. Além de ser um direito primordial,
a igualdade também é um dos fundamentos essenciais para construir um mundo
mais próspero para todos”, afirma Mario Ruiz-Tagle, CEO da Neoenergia.
"Essa parceria com a Neoenergia significa
também termos ao nosso lado uma das maiores empresas de energia do país e do
mundo, e que vai conjugar o apoio ao futebol feminino com as causas da
igualdade e da sustentabilidade, fortalecendo aquilo que já sabemos, que é a
enorme força social e de engajamento do nosso esporte", afirma
Rogério Caboclo, Presidente da CBF.
A parceria entre Neoenergia e CBF reafirma o
compromisso das duas empresas em oportunizar e igualar diferenças históricas
entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Esses valores juntos darão
subsídios para que as atletas das Seleções Femininas e que disputam o
Brasileirão Feminino possam ter as melhores oportunidades ao longo da sua
formação profissional.
Atualmente, a Neoenergia conta com 43% de
mulheres nas suas equipes corporativas, sendo que na Diretoria Executiva a
proporção é de 44% de presença feminina. O objetivo é que os números
percentuais sejam ainda mais expressivos nos próximos anos. A independência
financeira é uma das principais formas de empoderamento das mulheres e, por
isso, promover a igualdade no acesso ao mercado de trabalho é essencial. A
empresa possui um programa de diversidade que tem como foco promover um
ambiente de trabalho de inclusão, respeito às diversidades, empoderamento e
combate ao preconceito. Dentro da estratégia, a Neoenergia revisou os
processos de Recursos Humanos, e passou a atuar em recrutamento e seleção
para promover processos seletivos mais inclusivos, formar sua liderança para
gestão da diversidade, seguir fomentando ações para empoderamento e combate
ao preconceito.
Além disso, a Neoenergia mantém uma Política de
Igualdade de Oportunidades e Conciliação, não admitindo qualquer tipo de
discriminação por raça, cor, idade, sexo, estado civil, ideologia, opiniões
políticas, nacionalidade, religião, orientação sexual ou qualquer outra
condição pessoal, física ou social entre seus profissionais. As iniciativas
estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
ONU, especialmente ao número 5, Igualdade de gênero.
Este projeto com a CBF demonstra o trabalho que a
Neoenergia e o Grupo Iberdrola estão desenvolvendo com o impulso ao esporte
feminino no mundo, com mais de mais de 330 mil atletas apoiadas em diversos
países, o que torna a empresa espanhola a maior incentivadora da mulher no
esporte, na Europa.
Escola de Eletricistas – Reconhecida pela ONU
Mulheres
Nossa Escola de Eletricistas visa contribuir com
a promoção da igualdade de gênero em uma profissão antes dominada por homens,
por meio de turmas exclusivas para mulheres. A iniciativa foi reconhecida
internacionalmente em um estudo de caso, publicado pelo WeEmpower, programa
da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União
Europeia para estimular boas práticas das empresas. O documento aponta o
projeto da Neoenergia como exemplo de um dos Princípios de Empoderamento das
Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), o de promover educação e desenvolvimento
profissional para as mulheres.
Criada em 2017, a Escola de Eletricistas
capacitou, até agora, 1.330 alunos nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio
Grande do Norte e São Paulo. Desse total, 768 alunos foram contratados
pelas empresas do grupo. Em 2019, a Neoenergia promoveu uma iniciativa
pioneira ao criar as primeiras turmas exclusivamente para mulheres, a fim de
promover a diversidade e inclusão. O projeto foi criado em agosto de 2019,
após a empresa perceber que as turmas mistas não tinham adesão suficiente de
mulheres e buscar formas de aumentar a participação delas. Devido à pandemia
de Covid-19, durante parte do ano de 2020 e 2021, as aulas teóricas foram
disponibilizadas em formato virtual.
Sobre as Seleções Brasileiras Femininas:
São três as Seleções Brasileiras Femininas:
Principal, Sub-20 e Sub-17. Cada uma delas conta com comissão técnica fixa e
apoio incondicional da Diretoria da CBF. Em 2020, inclusive, o presidente da
entidade, Rogério Caboclo, anunciou a equiparação de premiações e pagamentos
entre as equipes femininas e masculinas.
Atualmente, a Seleção Brasileira Feminina é
comandada pela sueca Pia Sundhage. Contratada pela CBF em 2019, ela tem na
bagagem a conquista de duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, feito que
ela espera repetir com a Amarelinha nas Olimpíadas de Tóquio. Em 2020, a ex-jogadora
Duda Luizelli, com passagens pela Seleção, assumiu a coordenação da Seleções
Brasileira, que ainda contam com Jonas Urias no Sub-20 e Simone Jatobá no
Sub-17.
§ Sobre o
Brasileirão Feminino:
Organizado e custeado pela CBF, com apoio do
Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014, o Brasileirão Feminino reúne 16
clubes em sua divisão de elite. Após 15 rodadas da primeira fase e da disputa
das quartas de final, a principal competição do futebol feminino do país
entra agora em suas fases decisivas.
Desde 2013, quando passou a ter esse nome, as
equipes campeãs foram o Centro Olímpico (2013), a Ferroviária (2014), o Rio
Preto (2015), o Flamengo (2016), o Santos (2017), o Corinthians (2018),
Ferroviária (2019) e Corinthians (2020). Na edição passada, o Brasileirão
Feminino alcançou números expressivos triplicando o número de audiência em
relação a 2019, passando de 107.305 views, para 319.771 views, em 2020.
Nesta quarta-feira (2) a competição inicia sua
12ª rodada. A primeira fase conta com mais três rodadas, antes da pausa para
a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A reta final está prevista para
iniciar em agosto, com início das disputas de quartas de final, semifinal e
final.
SOBRE A NEOENERGIA:
Companhia de capital aberto com ações (NEOE3)
negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol
Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das
líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito
Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão,
distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe
(PE), Cosern (RN), Elektro (SP/MS) e Neoenergia Distribuição Brasília (DF)
atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior
a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada
em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW
com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 1.091 km de
linhas em operação, sendo 412 km do projeto Dourados (quatro de cinco trechos
entregues) e 5,5 mil km em construção, já considerando o lote arrematado no
leilão de dezembro de 2020. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o
desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim,
contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa
atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo
desenvolvimento sustentável. A companhia é primeira empresa no País a
patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dando
nome à competição nacional, que passa a se chamar Brasileirão Feminino
Neoenergia. Desde janeiro 2021, integra a carteira do Índice de
Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias
que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade
corporativa.
Sobre a Cosern
Reconhecida pela Aneel como uma das três melhores distribuidoras do
Brasil com mais de 400 mil clientes em qualidade de fornecimento, a Companhia
Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), a Companhia Energética do Rio
Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167
municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros
quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
Ø Enviar um Whatsapp
para o número (84) 3215-6001.
Ø Enviar um SMS para
28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar,
salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
Ø Telefonar para o
116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de
energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz
e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no
telefone 116 da Cosern.
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