Com investimentos em tecnologia e inauguração de subestações, distribuidora potiguar teve DEC e FEC melhores do que os previstos pela Aneel no primeiro semestre.
Subestação Elétrica Santa Cruz, inaugurada pela Neoenergia Cosern em março: um dos destaques dos investimentos em reforço na qualidade do fornecimento no primeiro semestre.
Na semana de comemorações do Dia do Cliente (15 de setembro), a Neoenergia Cosern também celebrou os melhores indicadores de fornecimento de energia elétrica da sua história, parametrizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e referentes ao primeiro semestre de 2021.
Ao final de junho, o DEC anualizado (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) foi de 7,89, melhor do que o limite regulatório estabelecido pela Aneel de 11,35. Já o FEC anualizado (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor) registrado no mesmo período na Noeonergia Cosern foi de 3,08 – melhor do que os 7,53 estabelecidos pela Aneel.
No geral, em média, os potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,91% de todas as 8.760 horas do ano. As eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica foram cada vez mais raras e, quando aconteceram, foram restabelecidas cada vez mais rápido.
“Esses indicadores históricos são resultado dos investimentos em tecnologia e expansão de redes que se refletem na qualidade dos serviços prestados aos nossos 1,5 milhão de clientes”, comemora Márcio Caires, presidente da Neoenergia Cosern.
“Estamos preparados para atender as demandas do reaquecimento da economia potiguar por energia elétrica nos próximos meses com novas obras – que não pararam mesmo nos períodos mais difíceis impostos pela pandemia”, destacou o presidente.
Um dos investimentos mais importantes feitos pela Neoenergia Cosern em tecnologia para reforçar a qualidade do fornecimento é o emprego de uma tecnologia batizada de self healing (auto recomposição, na tradução do inglês) nos equipamentos telecomandados instalados na rede elétrica.
No total, a Cosern já opera com 1.552 equipamentos telecomandados dos quais 688 são contemplados com a tecnologia “self healing”. De forma geral, a tecnologia identifica e isola trechos atingidos por eventos externos – quedas de galhos de árvores sobre a rede, por exemplo – e reestabelece o fornecimento de forma automática para o maior número possível de clientes em até 60 segundos.
Em outra frente de investimentos, a Neoenergia Cosern colocou em operação duas novas subestações elétricas no primeiro semestre de 2021, totalizando agora 73 centrais de distribuição desse tipo em todo estado – além de mais três subestações móveis.
Em fevereiro, foi inaugurada a Subestação Elétrica Major Sales, na Região do Alto Oeste, que passou a beneficiar 35 mil potiguares em Major Sales, Tenente Ananias, Luís Gomes, Paraná e José da Penha.
Em março, entrou em operação a Subestação Elétrica Santa Cruz, que reforçou o fornecimento para 80 mil potiguares em Santa Cruz, Lajes Pintada, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi e Japi.
Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida pela Aneel como uma das três melhores distribuidoras do Brasil com mais de 400 mil clientes em qualidade de fornecimento, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:
Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern.