• Companhia atua na melhoria do serviço e na busca por uma tarifa mais justa para os clientes.
• Índice médio de 8,96% foi menor que o esperado, em virtude do esforço da distribuidora e da Aneel para atenuar o reajuste.
Os consistentes investimentos realizados pela Cosern têm repercutido na melhoria da qualidade do fornecimento de energia para os mais de 1,4 milhões de clientes. Em 2020, a distribuidora potiguar aplicou R$ 359 milhões em obras de expansão, manutenção e automação do sistema elétrico.
A implantação de novas tecnologias está modernizando a distribuição de energia, repercutindo na continuidade e confiabilidade do serviço. O resultado desses investimentos em infraestrutura e tecnologia pôde ser percebido pelo consumidor na melhoria constante do serviço prestado pela Cosern, que encerrou o ano de 2020 enquadrada nos parâmetros regulatórios de qualidade estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
No geral, em média, os potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,99% de todas as 8.760 horas do ano. As eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica foram cada vez mais raras e, quando aconteceram, foram restabelecidas cada vez mais rápido.
Nos últimos 12 meses, o índice que afere a duração média de interrupção por clientes (DEC) alcançou a inédita marca de 8,49 horas.
A rede elétrica da Cosern recebeu robustos investimentos direcionados para ações de renovação e manutenção preventiva de ativos. Em 2020, foram construídos 750 novos quilômetros de redes de média e baixa tensão, 42 quilômetros de redes de alta tensão e instalados 269 equipamentos telecomandados na rede elétrica em todo estado, totalizando 1.407 equipamentos desse tipo, dotados de uma tecnologia chamada de “Self-Healing” (auto reconfiguração, em inglês), que permite o restabelecimento automático do fornecimento de energia após um defeito.
Esses sistemas de automação repercutem diretamente no fornecimento de clientes residenciais, comerciais e industriais, uma vez que permitem em diversas situações restabelecer remotamente a energia, sem a necessidade de deslocamentos de equipes de prontidão.
Além das ações de melhorias do serviço, a empresa atua para a obtenção de uma tarifa justa para os clientes. Nesta quinta-feira (22), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu as novas tarifas de energia elétrica para a Cosern.
O índice médio do reajuste tarifário de 8,96% foi menor que o esperado em razão de todo o esforço envidado pela Cosern, em entendimento com a Aneel, para atenuar o impacto para os consumidores. As medidas adotadas para beneficiar os clientes foram realizadas respeitando as regras regulatórias e garantindo a segurança jurídica dos contratos.
Contribuíram para a redução do reajuste o uso dos créditos tributários referentes à exclusão do ICMS da base do PIS/Cofins, pleiteado pelas distribuidoras. Além disso, foram antecipados créditos que já seriam mais à frente revertidos aos consumidores. No entanto, a Cosern aceitou antecipar com a finalidade de reduzir o índice de reajuste neste momento de pandemia.
O reajuste incide de forma diferente para as classes de consumo. Para a baixa tensão, que inclui os clientes residenciais, o efeito médio será de 8,27%. Os consumidores da Cosern classificados como baixa renda, o impacto do reajuste será ainda menor, de 7,35%. A variação percebida pelos clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 11,18%.
COMPOSIÇÃO TARIFÁRIA – Na composição da tarifa, a parte que compete à distribuidora apresenta o menor impacto. Do valor cobrado na fatura, 39,9% são destinados para pagar os custos com a compra e transmissão de energia. Os tributos (encargos setoriais e impostos) continuam tendo uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 32,4% do total. A distribuidora fica 27,7% do valor pago pelos consumidores potiguares para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos. Isso significa que, para uma conta de R$ 100,00, por exemplo, R$ 27,70 são destinados efetivamente à empresa para operar e expandir todo o sistema elétrico do Estado.
Os novos valores entraram vigor nesta quinta-feira (22), mas o consumidor só irá perceber essa variação nas faturas recebidas no mês de maio.
Sobre a Cosern
Reconhecida pela Aneel como uma das três melhores distribuidoras do Brasil com mais de 400 mil clientes em qualidade de fornecimento, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
- - Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
- - Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
- - Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.