Evento irá acontecer às 18h por meio de uma live no Youtube e no canal oficial do no Instagram
O Instituto Neoenergia lança na próxima quinta-feira, dia 27, às 18h, por meio de uma live no canal do Youtube e no perfil oficial do Instagram, os editais do programa “Transformando Energia em Cultura” no Rio Grande do Norte, Bahia, Distrito Federal e São Paulo, estados de atuação das distribuidoras do grupo. A iniciativa tem o objetivo de incentivar projetos culturais que realizam ações voltadas, principalmente, para a inclusão social de crianças, jovens e mulheres. As inscrições ficarão abertas até 19 de maio para pessoas jurídicas, como microempreendedores individuais e organizações sem fins lucrativos.
A live de lançamento contará com a presença da cantora e compositora Xênia França e a professora da Universidade Estadual do Ceará, Cláudia Leitão, e será uma oportunidade para os interessados conhecerem o programa e esclarecerem suas dúvidas. O regulamento do edital estará disponível no mesmo dia no site do Instituto (
www.institutoneoenergia.org.br)
“Vamos selecionar projetos que estejam alinhados com as metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que reforça o poder de transformação da cultura para estimular o desenvolvimento sustentável”, afirma Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia.
A diretora explica que o programa é viabilizado por meio das leis de incentivo, seguindo as regras específicas de cada estado e do Distrito Federal. Os recursos variam de acordo com cada localidade, conforme o orçamento de cada distribuidora da Neoenergia e o valor disponível na respectiva lei de incentivo à cultura. Além do aporte financeiro, as organizações selecionadas são acompanhadas ao longo do período de vigência do edital com orientações para capacitação e aperfeiçoamento de gestão.
“Acreditamos que, dessa forma, criamos uma rede de trocas e ampliamos as oportunidades para o fortalecimento da cultura local”, acrescenta Renata Chagas. O programa “Transformando Energia em Cultura” é uma parceria entre o Instituto Neoenergia e as distribuidoras da Neoenergia na Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo e do Distrito Federal. Em 2022, o edital contemplou 43 projetos socioculturais nesses estados somando mais de R$ 7 milhões em investimentos.