Dados extraídos pela distribuidora da plataforma ClimaTempo mostram que somente nesta quarta-feira, 22, em Mossoró, foram 2.239 raios – correspondente a 17,10% do total
A
Neoenergia Cosern informa que registrou a queda de 13.092 raios em todo o Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (22), conforme dados extraídos da plataforma ClimaTempo. As maiores ocorrências foram nas regiões Oeste (concentradas em Mossoró), Vale do Açu e Seridó.
Somente nesta quarta-feira (22), em Mossoró, caíram 2.239 raios. Esse número corresponde a 17,10% do total registrado na data em referência.
Além disso, esse volume total de raios representou, em um único dia, 14,84% do quantitativo de descargas atmosféricas registradas ao longo de 2023 no estado potiguar (88.185 descargas atmosféricas desde 1º de janeiro a 22 de fevereiro).
Como consequência, nesta quarta-feira, foram registradas 1.279 ocorrências que interromperam o fornecimento de energia para 114.635 consumidores em Mossoró, principalmente nos bairros Sumaré, Pintos, Centro, Rincão, Vingt Rosado, Costa e Silva e Alto de São Manoel - além dos municípios de Grossos e Areia Branca.
Em menos de uma hora, 45% dos clientes tiveram o fornecimento normalizado. Outros 24%, entre 60 e 120 minutos. Neste momento, equipes técnicas continuam trabalhando para restabelecer a energia de 580 unidades consumidoras.
Esse número de ocorrências é 19 vezes maior que a média diária histórica registrada em fevereiro pelo Centro de Operações Integradas da Neoenergia Cosern.
Ao longo do dia (22), a estrutura de atendimento da Neoenergia Cosern foi reforçada com incremento de 100% na equipe do Centro de Operações e de 133% nas equipes de atendimento de campo em Mossoró.
A Neoenergia Cosern lamenta os transtornos e ressalta que manterá as equipes de Plantão e do Centro de Operações reforçadas ao longo desta quinta-feira (23), restabelecendo o fornecimento para todos os consumidores afetados.
A distribuidora ressalta as orientações de segurança em dias de chuvas:
Durante as chuvas mais intensas, com trovões e ventos fortes, redobre a atenção dentro e fora de casa;
Evite locais abertos como campos de futebol, descampados, praias, praças e estacionamentos;
Não se aproxime de estruturas como marquises e coberturas de estacionamento metálicas, cercas com arames, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e estruturas condutoras da descarga elétrica;
Evite tomar banho de chuva;
Abrigue-se em ambiente fechado (casas, comércios, indústrias, veículo, trem ou metrô);
Não se abrigue embaixo de árvores, pontes metálicas, quiosques, antenas de telefonia; não fique perto de tratores, cercas de alarme e dentro de contêineres;
Não solte pipas próximo à fiação ou jogue objetos na rede elétrica;
Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Cosern.
Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidoria do Brasil em premiações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),
Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:
DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern.