Desde março de 2020, quando teve início a pandemia da Covid-19, a Cosern colocou em operação um plano especial de reforço e manutenção das redes e de outros componentes do sistema elétrico que atendem hospitais e pontos de armazenamento de vacinas em todo Rio Grande do Norte.
Com o recrudescimento da pandemia, a operação foi intensificada nos três primeiros meses de 2021 e, como forma de executar as atividades com a maior agilidade possível, a empresa mobilizou eletricistas, técnicos e engenheiros. Os trabalhos acontecem na Região Metropolitana de Natal e todas as outras regiões do estado.
Há duas semanas, o reforço dessa operação especial da Cosern foi apresentada à secretaria estadual de saúde e aos gestores dos hospitais em reunião virtual. Para conferir mais agilidade no atendimento emergencial, a distribuidora também disponibilizou um canal de relacionamento exclusivo para as unidades de saúde.
“A Cosern, assim como todas as outras distribuidoras da Neoenergia, não está medindo esforços para colaborar com o enfrentamento à pandemia. Estamos utilizando toda a nossa estrutura e experiência para assegurar a continuidade do fornecimento de energia, principalmente aos serviços de saúde”, destaca o Diretor-Presidente da Cosern, Márcio Caires Vasconcelos.
Em todo Rio Grande do Norte, a Cosern mapeou 33 centros médico-hospitalares e pontos de armazenamento de vacinas que mensalmente tem todos os circuitos de suprimento de energia vistoriados pela concessionária.
Para garantir o pleno funcionamento dessas unidades, foram inspecionados trechos da rede elétrica nas regiões mapeadas, atendidas por 29 alimentadores (circuitos de média tensão), além de um reforço do plano de inspeção e manutenção nas subestações elétricas. Outro ponto importante da operação são as orientações dadas pela Cosern sobre a capacidade de manutenção dos geradores das unidades de saúde.
Dentro do plano anual de investimentos da distribuidora, foram construídas duas novas redes para reforçar o fornecimento de hospitais estaduais importantes como o Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, e o Hospital Regional Dr. Tarcísio Maia, em Mossoró.
Em novembro, a Cosern doou 20 respiradores para os hospitais Giselda Trigueiro e João Machado, em Natal, e Tarcísio Maia, em Mossoró. Na semana passada, a empresa deu início ao processo de entrega dos 20 primeiros refrigeradores científicos destinados ao armazenamento de vacinas doados pela empresa aos 95 municípios potiguares que possuem IDHM até 0,61 e ao Governo do Estado, por meio do Programa de Eficiência Energética da Concessionária, regulado pela Aneel. Até o final de abril, todos os equipamentos doados estarão nos 95 municípios contemplados.
Como ação preventiva, no início de fevereiro, a Cosern enviou um comunicado às prefeituras beneficiadas com a doação ressaltando a importância da realização de uma revisão elétrica das instalações internas dos locais que receberão esses equipamentos.
De março de 2020 até agora, a Cosern trocou, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado peal Aneel, 1.385 lâmpadas ineficientes por LED em 07 unidades de saúde, entre eles o Hospital Dr. Luis Antônio (Liga Contra o Câncer).
Foto: Cosern/divulgação
Sobre a Cosern
Reconhecida pela Aneel como uma das três melhores distribuidoras do Brasil com mais de 400 mil clientes em qualidade de fornecimento, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da
Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.