Com investimentos em tecnologia e expansão de redes, distribuidora potiguar tem DEC e FEC dentro da previsão da agência reguladora
Equipamento telecomandado instalado pela Cosern na rede elétrica de Pau dos Ferros, um dos dez municípios beneficiados com 21 novos equipamentos no Alto Oeste
Os investimentos da Cosern em tecnologia e expansão de redes se refletem na qualidade dos serviços prestados aos seus 1,5 milhão de clientes. No segundo trimestre de 2021, a distribuidora potiguar manteve os indicadores DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor) enquadrados na previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), demonstrando o resultado positivo da estratégia da companhia.
O DEC da Cosern no primeiro semestre de 2021 foi 7,88, melhor do que o limite regulatório, que era 11,35, e o FEC registrado foi de 3,08, abaixo dos 7,53 estabelecidos pela Aneel.
Uma das tecnologias utilizadas pela Cosern é o sistema de self healing (auto recomposição, na tradução do inglês), que conta com equipamentos dotados de inteligência para isolar trechos atingidos por eventuais problemas – muitas vezes fatores externos, como quedas de galhos de árvores, por exemplo – e repará-los de forma automatizada. Assim, o fornecimento pode ser restabelecido para o maior número possível de clientes em até 60 segundos.
Ao todo, a Cosern possui cerca de 1.635 mil equipamentos religadores, dos quais 631 contam com o sistema, instalados em todas as regiões do estado. Como os indicadores DEC e FEC aferem as falhas ocorridas na rede, a ampliação do self healing é um dos principais fatores que refletem no bom desempenho da empresa.
A Cosern ressalta que a população sempre mantenha distância da rede elétrica.
Para outras orientações de segurança, acesse o site www.cosern.com.br
Sobre a Cosern
Reconhecida pela Aneel como uma das três melhores distribuidoras do Brasil com mais de 400 mil clientes em qualidade de fornecimento, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern