Cosern investe R$ 13,5 milhões na "Operação Carnaval 2019"

27/02/2019
 
Cosern_Carnaval2019_.JPG
Manutenção preventiva e reforço da rede elétrica, ampliação da estrutura de atendimento emergencial nos polos carnavalescos, reforço das equipes de plantão e campanha publicitária para reforçar junto aos foliões os cuidados com a segurança. Em linhas gerais, estes foram os pontos principais apresentados pela Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, em entrevista coletiva de imprensa realizada em parceria com o CREA-RN e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte na manhã desta 4ª feira (27) para detalhar a “Operação Carnaval 2019”.


De acordo com Antônio Carlos Queiroz, Superintendente de Serviços Técnicos da Cosern, foram investidos R$ 13,5 milhões em ações para garantir a segurança, brilho e energia desse período tão importante do calendário. “Nosso planejamento começa em julho e tem como foco principal a segurança e o reforço da confiabilidade do fornecimento de energia nos polos carnavalescos”, explicou Antônio Carlos.

Também estiveram presentes na coletiva de imprensa a Presidente do CREA-RN, Ana Adalgisa Dias Paulinho, e o responsável pela inspeção das estruturas por parte do Corpo de Bombeiros, o Capitão Daniel Gleidson.

Do ponto de vista dos investimentos preparatórios para o carnaval, a Cosern colocou em operação duas novas subestações elétricas (Alecrim e Gangorra, no município de Grossos), construiu 07 novos alimentadores e reformou outros 25, fez manutenção em 42 equipamentos de rede primária e em 128 postes e outras estruturas, podou 3.400 árvores, inspecionou 14 subestações, realizou testes de comunicação entre as subestações, substituiu 372 isoladores em linhas de transmissão e inspecionou 2.900 km de linhas de distribuição e 497 km de linhas de transmissão.

Com relação às ações preventivas realizadas desde outubro e aos esquemas especiais de trabalhão para o Carnaval a Cosern realizou:

Ø   Inspeções nos locais com grande concentração de pessoas e medição de alturas das Redes;
Ø   Instalação de bandeirolas de sinalização de segurança;
Ø   Termovisão em alimentadores, linhas e subestações;
Ø   Manutenção em áreas de circulação de trios e polos de Carnaval;
Ø   Centro de Operações Integradas (COI) com instruções específicas para os locais de evento e esquema especial de sobreaviso das equipes;
Ø   Fiscalização para inibir eventuais fraudes/ligações clandestinas e garantir maior segurança nos locais dos eventos;

A partir desta 6ª feira (01), equipes de plantão da Cosern serão reforçadas e estarão disponíveis 24 horas por dia, junto com engenheiros e técnicos, monitorando o sistema elétrico a partir do Centro de Operações Integrado (COI), que funciona ininterruptamente durante todo o ano no Edifício-Sede, em Natal, e está sempre pronto para atender às solicitações dos consumidores, caso necessário.

Campanha publicitária
Com o tema “Não Estrague a Energia Boa do Carnaval”, a Cosern reforça mais uma vez as dicas de segurança com a rede elétrica. A campanha publicitária e o plano de comunicação da concessionária incluem distribuição de material educativo com dicas de segurança nos principais polos carnavalescos do estado, divulgação de dicas de segurança nas agências de atendimento presencial, veiculação da campanha em mídia de TV, rádio, redes sociais e portais.

Orientações às prefeituras e ligações provisórias
A Cosern enviou cartas às prefeituras municipais no começo de outubro ressaltando os procedimentos de segurança necessários para realização de festas nos municípios do Rio Grande do Norte.

Foram destacados, sobretudo, os riscos quanto à instalação de palcos ou qualquer estrutura metálica próxima à rede elétrica e ressaltada a obrigatoriedade de trios elétricos e carros alegóricos de respeitarem as distâncias mínimas de segurança estabelecidas nas normas brasileiras.

Em outra frente de trabalho, foi reforçada a necessidade de pedido antecipado de ligação provisória de energia elétrica para aqueles casos de vendedores ambulantes, por exemplo, bem como a informação prévia à Cosern de aumento de carga, em caso de realização de grandes festas particulares que demandem mais cargas do que as já existentes. O prazo dado pela Cosern para o pedido de ligações provisórias encerrou na última 2ª feira (25).

Orientações de segurança com relação à rede elétrica:
Ø   Não jogue objetos em direção à rede elétrica, tais como confetes, serpentinas (metálicas ou não), plásticos etc., que possam causar curto circuito. Evite jogar jatos d´água em direção à rede.
Ø   Cuidado com balões e placas de propaganda. Eles devem ficar longe da rede elétrica.
Ø   Em caso de fio caído, fique longe e avise à Cosern (116).
Ø   Nunca aproxime bastão de selfie da rede elétrica.
Ø   Não suba em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica.
Ø   Não faça ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime.
Ø   É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões.

Fotos: Canindé Soares/Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no 116 da Cosern.
 
Voltar