Empresa tem planos anuais de melhoria. Equipes percorrem mais de 8 mil quilômetros para verificar postes e outros equipamentos.
Mais de 70 mil quilômetros é o equivalente a duas viagens de ida e volta entre o Brasil e a China. Essa também é a distância média que as equipes de campo da Neoenergia percorrem todo ano para fazer serviços de manutenção preventiva de redes nas áreas de concessão das suas quatro distribuidoras – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS).
A Cosern tem mais de 837 mil postes e o objetivo das atividades de manutenção preventiva é detectar se há necessidade de reparos ou trocas das estruturas. Para isso, seguindo as diretrizes do plano, as equipes de campo percorrem diversos trechos em toda a área de atuação da distribuidora. O planejamento leva em consideração critérios técnicos de rede incluindo postes, transformadores, condutores e demais componentes.
“Trabalhamos estrategicamente para manter e melhorar os nossos ativos, gerando segurança para os nossos clientes, qualidade da energia e continuidade do fornecimento. Elaboramos os planejamentos de manutenção e expansão de redes com base em estudos e dados reais de campo fornecidos por diversas áreas da empresa. Ao longo do ano, executamos ações previstas no nosso de plano de manutenção além de realizar ações que ampliam a capacidade da nossa rede, como a troca de postes, cabos e transformadores. As iniciativas se refletem na qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes”, afirma Jader Carneiro, Superintendente de Redes e Subestações da Neoenergia.
Em média, são substituídos 498 postes por ano apenas no plano preventivo de manutenção. A iniciativa faz parte do plano anual da Cosern para vistoriar os alimentadores – conjunto que abrange postes, transformadores e cabos –, garantindo que eles se mantenham em perfeito estado.
Buscando oferecer serviços de qualidade para os consumidores, além do plano de manutenção preventiva, trocas de postes também podem ser feitas devido a acidentes de trânsito que danificam as estruturas ou em ações de melhorias, onde a empresa conta com uma estratégia de melhoria e expansão de redes revisada anualmente. Nesse caso, o principal motivo é o aumento da capacidade da rede fazendo com que novos alimentadores precisem ser construídos ou adaptar os já existentes.
O planejamento de distribuição é feito anualmente. Entre as principais ações estão a substituição de redes em áreas de grande aglomeração de pessoas, como escolas e locais de eventos, e a instalação de equipamentos que possuem sensores para promover o self healing, ou seja, a reconfiguração automática das redes para o maior número de clientes possível, em caso de interrupções no fornecimento de energia.
Curiosidades
Os postes que estão nas ruas não são todos iguais e nem todos são instalados pela concessionária de energia. No caso dos que compõem os ativos das distribuidoras, esses podem integrar as redes de baixa (entre 200 V à 13.800 V), média (entre 13.800V e 34.500 V) e alta tensão (entre 69.000V e 138.00V). A Neoenergia tem o controle de todos os seus postes, que podem ser geolocalizados de acordo com um código inscrito neles, facilitando trabalhos de manutenção ou reparos emergenciais.
A altura média de um poste na rede de distribuição é de 11 metros e a distância entre eles é de cerca de 40 metros, mas essas características podem variar de acordo com a localização e as necessidades técnicas. Os postes são feitos de concreto ou de fibra de vidro revestidos com poliéster. Para garantir a sua estabilidade, na instalação, parte da estrutura é enterrada no solo – nos de 11 metros de altura, por exemplo, cerca de dois metros deve ficar abaixo do solo.
Sobre a Cosern
Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.