Cosern e Instituto Neoenergia lançam imersão on line e gratuita para organizações socioculturais

23/02/2021
- Inscrições começam nesta quarta-feira (24) e é uma continuidade da Caravana Energia Que Transforma;
- Atividade terá 16 horas de duração, será 100% on-line e gratuita e qualificará 16 organizações que atuem com projetos culturais no RN;
 

energiaquetransforma.jpg 
 
 

A Cosern e o Instituto Neoenergia trazem pela primeira vez para o Rio Grande do Norte uma imersão voltada para organizações socioculturais. A ação é uma continuidade da Caravana Energia Que Transforma. A iniciativa tem como objetivo apoiar os gestores de organizações socioculturais na reestruturação de seus projetos, levando-se em consideração aspectos importantes, como diferenciação, melhor qualidade da execução e, consequentemente, uma maior possibilidade de captar recursos. 

A imersão vai oferecer 16 vagas. Serão duas turmas com até oito organizações em cada uma. As inscrições serão abertas nesta quarta-feira (24), no site do Instituto Neoenergia (www.institutoneoenergia.org.br). A primeira turma será realizada nos dias 29 e 30 de março, das 9h às 17h. A segunda, nos dias 8 e 9 de abril, no mesmo horário.

Todas as aulas serão gratuitas e ministradas de forma virtual, por meio do aplicativo Zoom. Ao final, as instituições receberão certificado de participação e terão acesso aos conteúdos e materiais utilizados no curso.

Durante os dois dias, até cinco gestores de cada organização selecionada terão acesso a orientação individualizada de instrutores especialistas na reestruturação de seus projetos. A ideia é que sejam trabalhadas demandas específicas de cada participante e dos projetos realizados para seus territórios. Os gestores serão estimulados a pensar em inovações dentro de suas áreas de atuação, a construir indicadores para a mensuração de impacto, entre outros.

​O Instituto Neoenergia decidiu trazer o projeto para o Rio Grande do Norte por entender que este é um momento importante para o setor cultural local. Com a pandemia da covid-19, todos que trabalham na área foram afetados de alguma forma. Muitos estão há aproximadamente um ano sem trabalhar.

“A Caravana é uma iniciativa que entendemos como muito importante de nosso pilar de Arte e Cultura, para contribuir com o fomento cultural a projetos ​e organizações que buscam promover impacto social nas regiões onde estamos presentes, assim como na contribuição ao setor cultural altamente impactado com a pandemia em 2020, e que ainda permanece com uma cadeia de valor bastante afetada em 2021. Entendemos que realizar o projeto no Rio Grande do Norte, onde estamos presentes com a Cosern, era mais do que necessário”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

A imersão da Caravana Energia Que Transforma é uma contribuição do Instituto Neoenergia e da Cosern para o fortalecimento de iniciativas voltadas para a Arte e a Cultura e que apoiem gestores socioculturais para aperfeiçoarem seus projetos na geração de transformação social, bem como no enfrentamento do setor durante e pós-pandemia, já que foi uma dos mais impactadas economicamente com a suspensão de apresentações e atividades. Esta é uma iniciativa realizada em parceria com Instituto Ekloos.  Outras duas imersões e mais dois cursos serão realizados ao longo de 2021. 

Sobre o Instituto Neoenergia

O Instituto Neoenergia tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações sociais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua, por meio do apoio à sociedade na gestão e promoção de projetos, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento ambiental, cultural e das economias locais.

Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização e apoio de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, que busca alianças para alcançar os ODS.

Sobre o Instituto Ekloos 

É uma aceleradora social que, ao longo de seus 13 anos de atuação, já capacitou mais de 5.000 empreendedores e acelerou mais de 600 ONGs e negócios de impacto social. Com um Programa de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vem trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação. Em 2018 e 2019, ficou entre as 10 melhores aceleradoras do Brasil e em 2017 ganhou o Prêmio de Melhores ONGs da Revista Época e do Instituto Doar.

 SERVIÇO

Inscrições no site do Instituto Neoenergia.​

Período de inscrição: 24 de fevereiro até o preenchimento das vagas

Datas de realização: 29 e 30 de março (1ª turma) e 8 e 9 de abril (2ª turma)

Horário: 9 às 17 horas

As organizações selecionadas receberão um e-mail de confirmação com detalhes do acesso ao curso.

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Foto: Canindé Soares/Cosern/divulgação

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.
Voltar