Projetos que contribuam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e valorizem a cultura local têm até o dia 03 de agosto para participar, de forma totalmente digital, da seleção
A Cosern e o Instituto Neoenergia lançaram na manhã desta quarta-feira (15), por meio de uma live no Youtube e Facebook, o Edital 2020 “Transformando Energia em Cultura”. O edital concederá apoio financeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, para projetos socioculturais que contribuam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e valorizem a cultura local.
Participaram da live o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, a Diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, o Superintendente de Comunicação Externa da Neoenergia, Marcus Barros, a Gerente de Comunicação Externa e Relações Institucionais da Cosern, Karine Severo, a Presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomides e o Presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto.
Durante a transmissão, que ficou salva para quem quiser ver ou rever, cerca de 140 internautas mandaram mensagens de apoio à iniciativa e puderam tirar dúvidas sobre como inscrever seus projetos e participar da seleção.
Na sua fala, o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, ressaltou a importância da parceria que já existe há 20 anos com o Governo do Estado e a Fundação José Augusto na realização do edital e fez um resumo dos investimentos da Cosern na área da cultura. “São mais de R$ 40 milhões investidos nas mais diversas áreas nesse período e esse sempre é um momento muito feliz para nós”, disse Ciarlini.
Renata Chagas, por sua vez, resumiu a atuação do Instituto Neoenergia: “Temos a missão, baseado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, de alcançar a Agenda 2030 e fazemos isso por meio do fortalecimento das redes, parcerias e desenvolvimento de projetos que visam à redução de desigualdades”.
Karine Severo, Gerente de Comunicação Externa da Cosern, lembrou que a história do apoio dado pela Cosern à cultura do estado se confunde com a própria história da Lei Câmara Cascudo. “Sancionada em dezembro de 1999, desde o ano 2000 a Cosern, reconhecendo a importância da Lei, tem investido recursos significativos em mais de 250 projetos em todas as áreas”, frisou Karine.
Crispiniano Neto, Presidente da Fundação José Augusto (que também retransmitiu a live na sua página no Facebook), lembrou que durante a pandemia as atividades ligadas à cultura foram as primeiras a parar e serão as últimas a ser retomadas. “Apesar desse cenário, vejo com muita alegria o lançamento do edital da Cosern/Instituto Neoenergia pois ele democratiza cada vez mais o acesso de produtores culturais de todas as regiões do estado ao apoio tão necessário nesse momento pelo qual o Brasil passa”, disse Crispiniano.
No final da primeira parte da live, a Presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomides, fez uma apresentação dos principais pontos do edital, antecipou respostas às principais dúvidas que por ventura os produtores culturais pudessem vir a ter na formatação e entrega dos projetos e deixou os contatos para recebimento de outros questionamentos.
Como participar da seleção
O processo de seleção concederá apoio financeiro para projetos socioculturais que tenham como meta o impacto social e a transformação de pessoas e comunidades em todo estado.
O período de recebimento de propostas de projetos que vão ser selecionados vai desta quarta-feira (15) até o dia 03 de agosto pelos sites da Cosern (www.cosern.com.br) e do Instituto Ekloos (www.ekloos.org/editalcosern2020).
Ações do Instituto Neoenergia em todo Brasil
No último dia 01 de julho, o Instituto Neoenergia lançou sua primeira Memória anual, um documento que apresenta a atuação em aliança com as organizações da sociedade civil alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no alcance das metas da Agenda 2030 nas regiões onde a Neoenergia está presente.
Fundado em 2015 com o nome de Instituto Iberdrola Brasil e braço de atuação da Fundación Iberdrola España no país, passou a se chamar Instituto Neoenergia em 2018, atuando em áreas que promovessem a inclusão social e a redução das desigualdades, a partir dos pilares de Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional.
Com cinco ODS prioritários, o Instituto Neoenergia totalizou, em 2019, mais de R$4,9 milhões em investimentos sociais no país, por meio de parcerias em cinco estados, com ONGs reconhecidas globalmente, como a WWF/Brasil (World Wide Nature) e a SAVE Brasil, braço da Bird Life International, e organizações da sociedade civil nacionais, como o Instituto Ekloos, que atua no fortalecimento e profissionalização do terceiro setor como via principal de inclusão e conexão do tecido social, na busca dessas soluções.
Além disso, apresenta os dados de um dos editais de arte e cultura mais importantes do Rio Grande do Norte, realizado em parceria com a Cosern – distribuidora do RN - via Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, que promove ações para levar arte, cultura em ações de capacitação e entretenimento em todo o estado.
Cosern – A Cosern realiza a iniciativa de apoiar projetos culturais no Rio Grande do Norte, pela Lei Câmara Cascudo, há 20 anos. Neste período, já apoiou mais de 250 projetos socioculturais.
Fundação José Augusto – Gerencia museus, bibliotecas, escolas de arte, teatros, corais, um parque e casas de cultura, totalizando 49 equipamentos culturais e 4 grupos artísticos. É também responsável por dois programas permanentes, um de financiamento da produção cultural, a Lei Câmara Cascudo, e um de apoio às manifestações da cultura popular, o Registro do Patrimônio Vivo, pelo Fundo Estadual de Cultura.
Instituto Ekloos – O edital 2020 conta com o apoio técnico da maior aceleradora social do Brasil, que visa impulsionar o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil e Negócios Sociais.
Melhor Distribuidora do Nordeste e 2ª Melhor do Brasil no Prêmio Abradee 2019 e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;
• Baixar o aplicativo da Cosern, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou
• Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone116 da Cosern.