Número de pedidos de autorização para construção nos primeiros quatro meses de 2021 cresceu 8% em relação ao ano passado.
Recomendações dadas pelos dois órgãos ajudam a prevenir ocorrências envolvendo interferências de obras próximas à rede elétrica.
A construção ou reforma de uma residência representa um momento especial para toda família. O entusiasmo com a obra e a expectativa pelo resultado, porém, não podem ficar à frente da segurança, sendo necessária atenção especial com a rede elétrica, bem como o comportamento seguro, para prevenir acidentes.
De acordo com dados do CREA-RN, o número de pedidos de autorização para construção nos primeiros quatro meses de 2021 cresceu 8% em relação ao ano passado. Esse fenômeno foi motivado, principalmente, pela decisão de muitas pessoas fazerem melhorias em suas residências – que passaram a ser também locais de trabalho e de distanciamento social com a pandemia da covid-19.
Pensando nisso, os dois órgãos reforçam as orientações de segurança essenciais para garantir a integridade física dos trabalhadores de obras prediais, por meio de um convívio seguro com as redes elétricas ao construir ou reformar.
COSERN e CREA-RN mantem um acordo de cooperação técnica desde outubro de 2018 para aprimorar a prestação de serviços mútuos junto à população e intensificar as fiscalizações voltadas à segurança com a rede elétrica.
A principal atitude que a pessoa deve seguir ao construir ou reformar algum imóvel é se direcionar até a prefeitura da cidade e buscar um profissional habilitado para regularizar a situação junto ao CREA. Esses dois órgãos irão confirmar se tudo está em conformidade e se a obra poderá ser realizada com segurança.
“Para o acidente acontecer, não necessariamente a pessoa precisa tocar no cabo. Às vezes, somente a proximidade pode ocasionar uma descarga por indução elétrica, o que também provoca diversos danos ao corpo humano. Por isso a orientação da distância segura é tão importante de ser seguida”, declara o gerente de Saúde e Segurança da COSERN, Valfrido Holanda.
Confira as principais orientações de segurança:
Antes de começar qualquer intervenção, é preciso estar ciente de que as paredes, janelas e sacadas não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Isso evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves, seja durante a construção ou reforma da residência.
Estas distâncias devem ser observadas, principalmente, por profissionais como pedreiros e pintores. Embora os circuitos elétricos sejam concebidos e mantidos em conformidade com as normas técnicas, os profissionais da construção civil não devem se aproximar da rede, em hipótese alguma, pelo alto risco de acidente de origem elétrica, em caso de interferência indevida ou contatos acidentais com a fiação.
Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da
Cosern estão autorizadas a tomar tal iniciativa. Também é preciso estar atento na hora de utilizar objetos como barras de ferro, sarrafos, réguas de reboco, vergalhões e outros tipos de materiais metálicos, pois eles podem conduzir a corrente elétrica ao se aproximarem da rede.
O cuidado também deve ser seguido ao montar andaimes e utilizar escadas, que devem sempre ser mantidos longe da rede elétrica, pois essas estruturas podem conduzir energia e causar choque elétrico.
Instalação de antenas
A reforma e a construção da casa podem vir acompanhadas da instalação de antenas. Daí a necessidade de seguir algumas orientações voltadas à prevenção de acidentes, já que o equipamento deve ser mantido a uma distância segura da rede elétrica.
Na situação de chuvas ou ventos fortes, a antena pode inclinar ou cair em direção aos cabos, o que representa um risco não somente para as pessoas que residem na casa como também interfere na rede de distribuição e afeta o fornecimento de toda a região. Caso isso aconteça, jamais segure ou tente recuperar a antena, pois o risco de choque é grande.
Diante de um acidente envolvendo a rede elétrica, acione o Serviço Médico de Emergência (SAMU) pelo 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para ocorrências na rede, a COSERN deve ser acionada imediatamente no telefone 116.
Sobre a Cosern
Reconhecida pela Aneel como uma das três melhores distribuidoras do Brasil com mais de 400 mil clientes em qualidade de fornecimento, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), empresa da
Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a COSERN orienta:
- Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
- Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
- Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da COSERN.