Cosern divulga balanço com resultados econômico-financeiros do 1º trimestre de 2018

27/04/2018

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, divulgou nesta 2ª feira (23) os resultados econômico-financeiros relativos ao 1º trimestre de 2018. A Distribuidora potiguar encerrou o dia 31 de março com o total de 1.428.375 consumidores - um crescimento de 2,32%, equivalente a 32.388 novas unidades consumidoras em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre os destaques do balanço, a Cosern encerrou os três primeiros meses de 2018 com uma Receita Operacional Líquida de R$ 500,8 milhões, um aumento de 8,39% em relação ao mesmo período de 2017 (R$462,0 milhões).

O desempenho dos indicadores de qualidade no fornecimento de energia da Cosern no 1º trimestre de 2018 apresentou melhoras significativas. Esse item é verificado principalmente pelos indicadores de qualidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor), que teve uma redução de 6,31% e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor), que teve uma redução de 19,90%.

No 1º trimestre de 2018, o sistema de distribuição registrou para o indicador DEC valor igual a 12,62 horas, 2,09% menor que a meta global definida pela Aneel para o ano de 2018 (12,89). Para o FEC foi registrado valor igual a 6,32 interrupções, 27,19% menor que a meta global definida pela Aneel (8,68).

Reforço na confiabilidade do sistema elétrico

A Cosern segue no cumprimento do plano de manutenção da transmissão (linhas e subestações) e da distribuição. Entre os destaques, a entrada em operação das subestações Currais Novos, Jardim do Seridó e Santo Antônio e a energização de 10 novos alimentadores de 13,8 kV na rede de distribuição nas subestações de São Bento do Norte, Igapó, Jucurutu, Apodi, Serra Vermelha, Parelhas, Mossoró, Maísa, Açu e São José Mipibu.

Outra ação importante para reforçar a confiabilidade do sistema elétrico Distribuidora foi a instalação de 111 equipamentos telecomandados na rede em todas as regiões do estado. Essa tecnologia permite, em casos de interrupção de fornecimento, a recomposição mais rápida da rede em qualquer ponto do estado de forma remota a partir do Centro de Operações da Cosern, em Natal. A Cosern também substituiu 106 quilômetros de cabos nus por cabos multiplexados (uma tecnologia que permite o convívio harmonioso com a vegetação) na rede de baixa tensão e executou o equivalente a 13.132 quilômetros de poda de árvores, contribuindo com a redução do número de ocorrências no sistema elétrico.

Para o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, os números relativos ao 1º trimestre divulgados nesta 2ª feira evidenciam a solidez da Cosern. “O balanço reflete a melhoria expressiva dos nossos indicadores de qualidade, o reforço da confiabilidade do nosso sistema elétrico e na satisfação dos nossos clientes”, comentou Ciarlini.

O compromisso ininterrupto com a qualidade dos serviços levou a Cosern a ser reconhecida em fevereiro como a 3ª melhor Distribuidora do Nordeste e a 10ª melhor do Brasil no Prêmio IASC (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor), organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre as 32 empresas do país com mais de 400 mil consumidores. Em março, a Ouvidoria da Cosern foi eleita a melhor do Brasil na primeira edição do Prêmio criado pela Aneel.

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Acesse o site (www.vamosdarumbasta.com.br) e conheça as dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica.

 
Voltar