Cosern constrói 69 novos quilômetros de rede elétrica e moderniza outros 15 em Caicó, Jardim do Seridó e Equador

02/12/2020
 Obras reforçaram a segurança com a população e a confiabilidade do sistema elétrico para 79 mil potiguares na região do Seridó.

thumbnail_Equador_ObrasCosern2020 (1).png 

A Cosern intensificou o trabalho de ampliação e modernização da rede elétrica na região do Seridó com o intuito de reforçar a segurança com a população e a confiabilidade do sistema elétrico. No total, foram construídos 69 novos quilômetros de redes de rede elétricas e modernizados outros 15 em Caicó, São José do Seridó e Equador, municípios onde a concessionária atende 79 mil potiguares.

“As obras foram executadas cumprindo todos os protocolos de segurança e prevenção à COVID-19, definidos pelas autoridades sanitárias e pela Neoenergia”, lembra Antônio Carlos Queiroz, Superintendente de Serviços Técnicos da Cosern”. “Na maioria dos casos, as novas redes são do tipo “space” (mais compacta e que oferece maior grau de segurança à população), permitindo um melhor convívio com as árvores e evitando podas desnecessárias”, complementa Antônio Carlos. “A Cosern vem de maneira consistente investindo também em tecnologia e inovação, dando autonomia à rede elétrica por meio do Self Healing, por exemplo, que tem trazido benefícios significativos para a qualidade do fornecimento de energia ao cliente potiguar”, lembra o Superintendente.

Nos 03 municípios do Seridó, a Cosern também instalou novos religadores telecomandados, equipamentos que recebem uma tecnologia batizada de “Self Healing” (auto religação, em inglês) que identifica, em segundos, possíveis defeitos na rede elétrica em ambos os sentidos, reconfigura a rede automaticamente através de chaveamento de outros equipamentos e diminui o tempo de reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica para os clientes.

Caicó

Especificamente em Caicó, além dos 40 novos quilômetros de rede e modernização de outros 10, a Cosern colocou em operação, no final de 2019, a segunda subestação da cidade (batizada de Itans, pois está próximo ao reservatório), reforçando a rede elétrica dentro dos bairros e ampliando a oferta de energia para 35 mil potiguares em Caicó e também em Ipueira, São João do Sabugi e São José do Seridó. A rede elétrica da cidade também ganhou 04 novos religadores.

Equador

A rede elétrica de Equador, além dos 11 novos quilômetros de postes e cabos, ganhou 02 novos religadores telecomandados. A cidade passou a contar com mais uma segunda alternativa de fornecimento de energia, em caso de urgência, a partir da subestação elétrica de Parelhas.

São José do Seridó

Também conhecida como “São José da Bonita”, o município ganhou uma nova rede elétrica de 18 quilômetros de extensão, a partir da subestação Itans, em Caicó, que funciona como mais uma alternativa de abastecimento, em caso de urgência, além da modernização de 1.200 metros de novos cabos por dentro da cidade e 02 novos religadores telecomandados.

A Cosern ressalta que a população sempre mantenha distância da rede elétrica. Para outras orientações de segurança, orienta que o consumidor acesse o site www.cosern.com.br

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.

Voltar