A Cosern, empresa da
Neoenergia, inaugurou nesta segunda-feira (14), na semana em que também comemora 59 anos de fundação, a Subestação Elétrica Jandaíra, na Região do Mato Grande, totalizando agora 71 centrais de distribuição desse tipo em todo estado – além de mais três subestações móveis.
Ao entrar em operação, a nova Subestação ampliou a oferta de energia para 50 mil potiguares nos municípios de Jandaíra, Galinhos, Caiçara do Norte e João Câmara, reforçando o sistema elétrico de uma região importante para a economia do estado nas áreas do agronegócio, turismo, indústria e serviços.
Para o Diretor Presidente da Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, a inauguração da subestação Jandaíra reforça o compromisso da concessionária com os potiguares na prestação de bons serviços. “Comemorar os 59 anos da Cosern com a entrega de mais uma Subestação é mais uma evidência de que a empresa vem mantendo seus níveis de investimentos, apesar de todas as condições adversas, resultando em indicadores de qualidade do fornecimento de energia continuamente melhores em todo o Estado”, disse Márcio Caires.
Entre janeiro e setembro de 2020, a Cosern investiu R$ 250 milhões no sistema elétrico do Rio Grande do Norte em projetos de expansão da rede elétrica, renovação de ativos e na automação e digitalização da rede, reforçando a confiabilidade do sistema elétrico em todo estado.
A Subestação Jandaíra, na Região do Mato Grande, é atendida por uma linha de transmissão em 69 kV com 45 quilômetros de extensão, tem 04 novos alimentadores (circuitos de média tensão) e 01 transformador com capacidade instalada de 10/12,5 MVA, além de outros equipamentos de alta tecnologia.
Todas as 71 subestações da Cosern espalhadas pelo estado são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação que possibilitam a operação e o monitoramento on-line e à distância da qualidade e da continuidade do fornecimento de energia elétrica, controlado pelo Centro de Operação Integrada (COI) da Cosern, situado em Natal, que faz a gestão das subestações e da rede de distribuição em todo o estado.
Itajá também ganhou subestação elétrica em julho
No dia 22 de julho, a Cosern colocou em operação a Subestação Itajá, na região do Vale do Assu, ampliando a oferta de energia para 100 mil potiguares nos municípios de Itajá, Ipanguaçu, São Rafael, Angicos e Assu, reforçando o sistema elétrico de outra região importante para a economia do estado nas áreas de fruticultura e de cerâmica.
Sobre a Cosern
Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da
Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
- Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
- Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
- Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.