Com patrocínio da Cosern e do Instituto Neoenergia, Festival Urbanocine recebe inscrições para mostras não-competitivas até 03 de novembro

23/10/2020
Evento audiovisual será realizado em ambiente digital de 25 a 30 de novembro, priorizando obras com recursos de acessibilidade.

O Festival Urbanocine, um dos 18 projetos patrocinados pela Cosern e pelo Instituto Neoenergia, por meio do edital Transformando Energia em Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, abriu nesta sexta-feira (23) as inscrições para as mostras não-competitivas do evento, que será realizado no período de 25 a 30 de novembro. 

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o próximo dia 03 de novembro, no website www.urbanocine.com.br
O festival contará com as seguintes categorias: Mostra Brasil, de filmes finalizados a partir de janeiro de 2018, com até 20 minutos de duração; Mostra Potiguar, de realizadores naturais ou domiciliados no Rio Grande do Norte, com duração de até 20 minutos. Em ambas as categorias, os filmes terão que contar com recursos de acessibilidade acomunicacional.

Uma terceira mostra intitulada “Nossos Modos de Ver e Existir”, contemplará curtas-metragens realizados durante as Oficinas de Cinema Urbanocine 2020, também com recursos de audiodescrição. O evento contará com uma plataforma de streaming própria para exibição dos filmes selecionados.

Coordenador do Urbanocine, Gustavo Guedes destaca que a primeira edição do festival aconteceu em 2015 e, agora, retorna com os mesmos preceitos de enxergar o cinema como fator socializador. “A máxima do Urbanocine é discutir as questões da nossa cidade. Estamos migrando para o online com a mesma percepção: Acessibilidade. O cinema é uma ferramenta de expressão e precisamos incluir mais  pessoas como espectadores e também como protagonistas das suas histórias”, apontou.

De acordo com Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia, dentre muitos segmentos, o de arte e cultura foi um dos mais afetados economicamente pela pandemia, impactando toda sua cadeia produtiva. “Como Arte e Cultura é um dos pilares de nossa atuação, percebemos que era importante a realização de um projeto como “Festival Urbanocine” nesse momento, para ajudar esses profissionais na proposição de novas ações, e especialmente a pensar nessa nova reconfiguração pós pandemia, que ainda não sabemos como será, mas que exigirá, certamente, mais persuasão na proposição de projetos”, diz Renata.

SERVIÇO:
Inscrições Abertas para o Festival Urbanocine 2020
Período: 23 de outubro a 03 de novembro
Link para inscrições: www.urbanocine.com.br
Mais informações: @urbanocine

Sobre o Instituto Neoenergia
O Instituto Neoenergia​ tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações sociais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua, por meio do apoio à sociedade na gestão e promoção de projetos, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento ambiental, cultural e das economias locais.
Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização e apoio de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, que busca alianças para alcançar os ODS.

Sobre a Cosern
Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone116 da Cosern.

Voltar