Para que a sua folia e das pessoas ao seu redor seja tranquila, siga orientações de segurança junto à rede elétrica e guarde boas memórias do carnaval
Faltam poucos dias para a chegada oficial de uma das épocas mais esperadas do ano pelos brasileiros. Para garantir que o seu Carnaval e o de outros foliões só deixe boas memórias, a Neoenergia Cosern montou um guia com orientações de segurança para evitar incidentes e acidentes envolvendo a rede elétrica. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença para quem vai trabalhar e brincar nos polos carnavalescos.
“O Carnaval é a maior festa popular do Brasil e, após dois anos de pandemia, deverá levar milhares de pessoas às ruas em centenas de cidades brasileiras para curtir bloquinhos, festas públicas e privadas, e garantir uma renda extra no caso dos autônomos. Para que tudo corra bem e não se registrem sinistros, cada um deve seguir as regras de segurança junto à rede elétrica. Quando se fala em eletricidade, o cuidado deve ser redobrado”, ressalta o engenheiro eletricista da Neoenergia Cosern, Rafael Biondi.
Para garantir maior segurança com a rede elétrica, a distribuidora adotou algumas ações preventivas como a lavagem de 800 quilômetros de redes elétricas em onze municípios das regiões Oeste, Costa Branca e Agreste (Mossoró, Areia Branca, Serra do Mel, Tibau, Macau, Guamaré, Pendências, Grossos, Baraúna, Goianinha e Tibau do Sul); reforço nas operações de identificação e desativação de ligações clandestinas de energia, o popular “gato” e intensificação do ordenamento da rede de cabos e equipamentos instalados nos postes.
Somente em 2022, cerca de 19,3 toneladas desses componentes, instalados sem autorização, foram retirados dos postes em todas as regiões do estado. Mesmo com todo o esforço da distribuidora em dirimir as ameaças e manter um carnaval tranquilo, é também tarefa da população seguir as dicas de segurança para garantir a folia da época.
Além dos cuidados nos circuitos, para aqueles que passarão o feriado em casa, uma revisão na instalação elétrica de casa é imprescindível para evitar acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos, além de contribuir para a economia na conta de luz, uma vez que circuitos modernos e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações.
PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA COM A REDE ELÉTRICA NO CARNAVAL:
Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Neoenergia Cosern através do telefone 116;
Não jogar serpentina na direção da rede elétrica;
Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica;
Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;
Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida de quem faz e quem está próximo em risco, é crime previsto no Código Penal brasileiro;
Não colocar enfeites e nem jogar objetos nos postes, e muito menos na rede elétrica;
Não utilizar balões (blimps) e placas de propaganda que se aproximem ou toquem na rede elétrica;
Não posicionar jatos d’água em direção à rede elétrica;
Não soltar fogos de artifício perto da rede elétrica;
É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões;
Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Neoenergia Cosern através do número 116.
Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidoria do Brasil em premiações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),
Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:
DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern.