Apoiado pela Cosern e Instituto Neoenergia, projeto casa das palavras lança jornada de educação que valoriza a literatura e autores potiguares

28/08/2020
Com participação de Renata Chagas, Diretora do Instituto Neoenergia, autores serão as estrelas do evento que acontecerá em formato de live.

Casa das Palavras 01.jpg

O “Casa das Palavras”, um dos 18 projetos selecionados pela Cosern e pelo Instituto Neoenergia, por meio do edital 2019 Transformando Energia em Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, realiza neste sábado (29) a IV versão da Jornada Potiguar de Leitura e Educação, evento gratuito que acontece de forma virtual. 

O objetivo da IV Jornada, que acontecerá das 08h30min às 12h30min,  e já conta com mais de mil inscritos - a maioria de professores da rede pública no estado, é discutir a importância da literatura para o processo educativo dos alunos, fortalecendo o trabalho diário em sala de aula e nas bibliotecas, por meio do encontro e da troca de conhecimentos entre professores e escritores do Rio Grande do Norte e de outros lugares do Brasil.  

Estarão presentes os escritores Manoel Cavalcante, Robson Renato, Andreia Mendes, Carlos Fialho, Marcio Benjamim, José de Castro, Tereza Custódio e Araceli Sobreira. Cada autor terá 20 minutos para falar aos professores das suas obras, algumas delas ainda inéditas. Dos nove escritores e escritoras que fazem parte da programação, apenas o reconhecido autor Pedro Bandeira não mora no Rio Grande do Norte. 

Renata Chagas, diretora presidente do Instituto Neoenergia ressalta a importância do projeto: “Temos a missão, baseado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, de alcançar a Agenda 2030 e fazemos isso por meio do fortalecimento das redes, parcerias e desenvolvimento de projetos que visam à inclusão social pela educação e pela cultura”.   

A live tem como público alvo professores, bibliotecários e estudantes de escolas públicas e privadas. As inscrições continuam abertas para o evento que atraiu participantes de diversos estados através do link: www.even3.com.br/jornadapotiguar2020/. 

Instituto Neoenergia 
O Instituto Neoenergia promove iniciativas com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades em que a Neoenergia atua. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável. 

Fundado em 2015 com o nome de Instituto Iberdrola Brasil e braço de atuação da Fundación Iberdrola España no país, passou a se chamar Instituto Neoenergia em 2018, atuando em áreas que promovessem a inclusão social e a redução das desigualdades, a partir dos pilares de Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional. 

No último dia 01 de julho, o Instituto Neoenergia lançou sua primeira Memória anual, um documento que apresenta a atuação em aliança com as organizações da sociedade civil alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no alcance das metas da Agenda 2030 nas regiões onde a Neoenergia está presente. 

Sobre a Cosern 
Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes). 
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta: 

Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001. 
Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou 
Telefonar para o 116. 

DICAS DE SEGURANÇA COSERN 
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern. ​

Voltar