Neoenergia inova no setor elétrico e utiliza tecnologia dos "wearables" para permitir suporte remoto em subestações de transmissão

23/04/2020


O mundo digital já é uma realidade em games, no relacionamento interpessoal, no trabalho, na escola e até na área médica. A Neoenergia segue esta linha de inovações e passa a adotar também uma tecnologia mais moderna e inédita no setor elétrico em negócios de transmissão.

A partir de maio, em um projeto-piloto desenvolvido pela empresa, operadores de três subestações - Sobral (CE), Fernão Dias (SP) e Baixo Iguaçu (PR) – receberão dispositivos wearables com tecnologia remota telecomandada por voz (Hands-free Remote Collaboration Tool) que vão dar suporte às atividades de operação e manutenção de linhas de transmissão e subestações e poderão trocar informações, conhecimentos e interagir remotamente, ao vivo, entre si. Um especialista, por exemplo, em São Paulo, será capaz de dar suporte e acompanhar as ações de um técnico em campo com o uso do equipamento, como se estivesse ao seu lado.

Através da utilização deste dispositivo, que é adaptado no capacete do colaborador de campo, o especialista que se encontra em um local remoto tem a visão do técnico e é capaz de se comunicar com ele através de comandos de voz. O equipamento permite ainda o compartilhamento de documentos de imagem, áudio e vídeo em sua tela. 

          1.jpg      2.jpg


“Este é um marco histórico para a transmissão nacional e estamos nos antecipando e inovando com a ajuda da tecnologia. Isso nos dá mais confiabilidade e segurança para execução das atividades em campo, principalmente em momento de isolamento social”, destaca Felipe Silva, Gerente de Engenharia de Manutenção da Neoenergia.


Detalhes

A tecnologia, por exemplo, permitirá o suporte remoto de especialistas, que não mais precisarão se deslocar até as instalações para ajudar a equipe de campo, o treinamento na execução de novas funções e o estudo de novos equipamentos, além de gravações de trabalhos. Os benefícios são muitos, tanto para a Neoenergia como para o cliente.

“A ferramenta nos ajudará a reduzir o tempo de análise das causas de grandes interrupções, trazendo maior qualidade e continuidade no fornecimento de energia, a sua utilização reduzirá os custos com viagens e aplicação de treinamentos”, finaliza Felipe.


              5.jpg4.jpg

Sobre a Neoenergia         

A Neoenergia é uma companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Controlada pela espanhola Iberdrola, atua no Brasil desde 1997, sendo uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, os seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP) atendem a 14 milhões de clientes, que reúnem 34 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW em operação, sendo 88% de energia renovável e 1 GW em construção. Em transmissão, são 679 km de linhas em operação e 4.862 km em construção.

Por meio do Instituto Neoenergia, que completou um ano em 2019, promove iniciativas com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades em que a empresa atua, sendo o representante da Fundación Iberdrola no Brasil. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e para o desenvolvimento sustentável.


Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.

  Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou

  Telefonar para o 116.


DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.


Voltar