Instituto Neoenergia e CIEDS lançam plataforma com conteúdo on line para professores

06/04/2020


Uma plataforma totalmente gratuita, que reúne diferentes práticas pedagógicas criadas por professores para professores. Este é o diferencial da ferramenta online que o projeto Balcão de Ideias e Práticas Educativas, desenvolvido em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), lançada na última quinta-feira (02).  

Na plataforma, professores das redes municipais de ensino da Bahia e de São Paulo compartilharão conhecimentos com outros professores de todo Brasil por meio de práticas criadas em capacitações realizadas ao longo de 2019, nas redes municipais de Itapebi, Itaparica e São Francisco do Conde, no estado baiano, e Caieiras e Francisco Morato, cidades paulistas.

O material pode ser acessado no endereço:  https://www.cieds.org.br/balcaodeideias

“Atravessamos um momento diferente de tudo que já vivemos. O Instituto Neoenergia segue com a sua missão de conectar as pessoas e o planeta e promover iniciativas como oportunidades de estimular a transformação. Entendemos que o lançamento da plataforma neste cenário de isolamento social reforça a sua proposta inicial, de criar redes para compartilhamento de conhecimento e espaços de troca, porque acreditamos que somente juntos construímos uma educação melhor, mais inclusiva e participativa”, diz Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia.

No total, serão 100 práticas oferecidas, sendo que 60 delas desde o lançamento. Em gestão pedagógica, há aulas que tratam da relação entre família e escola, desde a democratização do acesso à educação e do ambiente da sala de aula até a articulação de diferentes disciplinas e atividades que envolvem toda a comunidade escolar.

Há também filtros em que o educador pode selecionar o segmento, o tipo de prática, a opção entre docência ou pedagogia e em qual território a ideia foi criada. Todas as iniciativas têm uma estrutura pré-definida, que envolvem um passo a passo para sua aplicação, os recursos necessários, o público envolvido, o tempo de duração e o relato da experiência dos profissionais que implementaram a ideia. São disponibilizados ainda anexos, que podem ser livros, fotos ou vídeos, que auxiliam o material pedagógico. Para completar, uma área de interação, com um campo aberto para comentários, permite que o usuário tire dúvidas e conte, ele mesmo, sua experiência.

“As práticas são dos professores capacitados pelo projeto em 2019. Há um percurso longo anterior, que envolveu todo um processo de formação e curadoria. A gente garante que as práticas presentes na plataforma foram aplicadas e testadas”, explica Nathacha Ferreira, Coordenadora de Projetos do CIEDS e responsável pelo Balcão de Ideias e Práticas Educativas.

“A plataforma favorecerá a continuidade das formações que nós, professores e gestores escolares, temos em situação de pandemia. Não estamos acostumados com a mudança para uma rotina de trabalho em home office e adquirir conhecimento online, neste momento, é fundamental”, afirma Rosimary Batista de Queiroz, pedagoga e gestora escolar da Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde (BA).

O Balcão de Ideias e Práticas Educativas atuou junto a 1.181 profissionais, nas redes municipais de educação de Itapebi, Itaparica e São Francisco do Conde, na Bahia, de Caieiras e Francisco Morato, em São Paulo. Ao todo, foram ministradas 89 oficinas de sensibilização e formativas. Indiretamente, o projeto beneficiou cerca de 18 mil alunos. A plataforma está disponível em âmbito nacional, isto é, qualquer professor pode acessar e visualizar as práticas educacionais.

“É sempre bom ter uma fonte segura que nos dê um apoio pedagógico e ideias que possam ser aplicadas em sala de aula, coisas que estão dentro de nossa realidade ou que podemos fazer adaptações”, afirma Sonia Maria, professora da rede municipal de educação de São Luís do Maranhão (MA) e interessada em utilizar os conteúdos do projeto.

Sobre o Instituto Neoenergia:

O Instituto Neoenergia tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações socioambientais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua, por meio do apoio à sociedade na gestão e promoção dos projetos selecionados, reforçando a marca e o compromisso da empresa com o desenvolvimento da cultura e economias locais.

Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização e apoio de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, que busca alianças para alcançar os ODS.

Voltar