Volume de recursos aplicados ao longo do ano passado superou 2021 e beneficiou população de todo o Rio Grande do Norte
Neoenergia Cosern doou 200 refrigerados às famílias atingidas pelas chuvas em Canguaretama e Nova Cruz através do Programa de Eficiência Energética
A
Neoenergia Cosern encerrou 2022 com R$ 9,9 milhões aplicados no Programa de Eficiência Energética – volume maior que o consumido no ano anterior. Os recursos foram utilizados na eficientização da iluminação de vias, de prédios públicos e de organizações não governamentais e na substituição de aproximadamente 59 mil lâmpadas ineficientes por LED em residências de baixa renda em todo o Rio Grande do Norte através dos Projetos Vale Luz e Energia com Cidadania, por exemplo. A distribuidora deve destinar, por Lei, 0,28% da Receita Operacional Líquida (ROL) ao
Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Contribuir para o consumo consciente de energia elétrica, minimizando os impactos ao meio ambiente e promovendo a inclusão social são ações de relevância extrema para a Neoenergia Cosern. O Programa de Eficiência Energética congrega projetos que contemplam toda a população potiguar através da distribuição de lâmpadas eficientes, dos descontos no valor final da fatura e na construção de usinas solares em prédios públicos e em organizações não governamentais”, ressalta a Diretora Presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes.
Através dos projetos executados nas comunidades, a Neoenergia Cosern trocou mais de 15,7 mil lâmpadas em 262 instituições espalhadas pelo território potiguar ao longo de 2022. Além disso, capacitou 276 professores e 16,5 mil estudantes de escolas públicas e privadas em todo o estado sobre o tema de uso eficiente da energia elétrica.
“O Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern tem como foco promover o uso eficiente da energia elétrica através, também, de ações sociais. Com isso, o valor da fatura de luz de milhares de famílias em todos os municípios potiguares diminui, promovemos o uso consciente desse importante recurso e contribuímos para a descarbonização do planeta”, destaca Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.
Em novembro passado, a Neoenergia Cosern
doou 200 geladeiras a moradores das cidades de Canguaretama e Nova Cruz, no Agreste potiguar, atingidas pelas enchentes em julho. Nos dois municípios, que registraram os maiores números de famílias atingidas pelas chuvas acima da média no Rio Grande do Norte em 2022, a seleção dos beneficiários se deu através das secretarias municipais de Trabalho, Habitação e Assistência Social. Em Canguaretama, a previsão era distribuir 154 geladeiras. Em Nova Cruz, outras 46.
Para terem acesso ao novo equipamento, as famílias tinham que cumprir alguns requisitos, tais como: ter uma conta de luz ativa junto à Neoenergia Cosern e um refrigerador antigo para entrega no ato da substituição. Os equipamentos antigos serão encaminhados pela distribuidora à reciclagem.
Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidoria do Brasil em premiações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:
• Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern.