Empresa encontrou na tecnologia a melhor alternativa para adaptar seleção do Programa de Estágio de 2020, realizado de forma completamente online, com uso de aplicativo, diante da necessidade de isolamento social para prevenir a covid-19
O período de quarentena tem exigido que as empresas criem soluções inéditas para as suas rotinas. Para realizar o processo seletivo do seu Programa de Estágio de 2020, a Neoenergia, controladora da Cosern, utilizou um aplicativo desenvolvido pela empresa Eureca, digitalizando integralmente o processo.
Foram mais de 11 mil candidatos inscritos. Desse total, 700 escolhidos para entrevistas para ocupar as 250 vagas disponíveis em diversas áreas, como engenharia, finanças e jurídica.
O processo seletivo teve início em fevereiro, antes da pandemia, quando os interessados realizaram uma inscrição online pela plataforma da Eureca. Nessa etapa, os candidatos preencheram um “Fit Cultural” feito para avaliar a conexão de seus valores aos propósitos da empresa e enviaram um vídeo individual apresentando a si mesmos e comunicando as suas expectativas.
Essa etapa contou ainda com uma atividade educativa em que os inscritos puderam aprender sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, adotados pela empresa.
Quando a quarentena foi decretada, as dinâmicas de grupo, que seriam presenciais, precisaram ser adaptadas de forma rápida e foi nesse momento que a companhia optou pelo uso do aplicativo de recrutamento.
“Digitalizamos todo o processo seletivo e mantivemos o Programa de Estágio como uma forma de incentivar a atração e formação de talentos”, diz Mirella Ficoni, responsável pela área de desenvolvimento organizacional da Neoenergia.
Como funciona o aplicativo
Os gestores que possuem vagas de estágio abertas foram orientados a baixar o aplicativo, que mostra os perfis e os resultados dos cinco candidatos mais bem avaliados na primeira etapa. A tela do app apresenta um guia com orientações para os líderes, o cronograma do processo seletivo, a lista de candidatos com os seus resultados e os horários das entrevistas, que acontecem a cada semana.
Com as informações sobre competências e habilidades de cada um dos candidatos apresentadas no aplicativo, os responsáveis escolheram três finalistas para seguir para a última fase: a entrevista online. “É interessante que o processo seletivo envolve o gestor, que irá conduzir a experiência profissional do estagiário”, explica Mirella. A entrevista final será realizada em julho por chamada de vídeo, por meio da plataforma Teams, da Microsoft.
Marca empregadora
Em 2019, a Neoenergia efetivou 182 estagiários em seu quadro profissional, o que demonstra o compromisso da empresa na formação de novos talentos. No ano passado, a companhia contou com força de trabalho de quase 38 mil pessoas, sendo 11,7 mil profissionais próprios, 25,7 terceiros e 527 estagiários.
Tecnologia para rápida adaptação
No início da pandemia, a empresa se adaptou, de forma rápida, para que parte de seus funcionários trabalhassem em sistema home office. Em apenas quatro dias, a Neoenergia criou sistemas e processos para que mais de quatro mil colaboradores trabalhassem de suas casas sem que a mudança causasse impacto no atendimento aos 14 milhões de clientes. Os investimentos em tecnologia realizados pela empresa e a dedicação das equipes foram fundamentais nesse processo.
SOBRE A NEOENERIGA: companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP), atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4,5 GW em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 685,2 km de linhas em operação e 4.862 km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.
Sobre a Cosern
Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.