Ações simples, como a substituição de lâmpadas ineficientes, podem contribuir para a redução do valor final da conta de energia
Em condomínios com mais de um elevador, recomenda-se a instalação de sistemas de controle de tráfego e chamada antecipada
Pequenas mudanças de hábitos cotidianos podem garantir um importante desconto no valor final da fatura de energia das residências. A adoção de práticas mais eficientes, relacionadas à eletricidade em prédios e condomínios, também ajudam a economizar e diminuir o valor da contribuição condominial. Em um momento em que a contenção de gastos é fundamental para o equilíbrio financeiro dos brasileiros, a
Neoenergia Cosern orienta seus clientes com dicas simples para evitar o desperdício de energia nos condomínios.
Nas áreas comuns e nas garagens, é recomendado instalar sensores de presença para que as lâmpadas acendam apenas quando houver pessoas transitando no local. Isto evita que as luminárias fiquem acesas sem necessidade, evitando o desperdício. Se for possível, troque as lâmpadas do condomínio por LED, que são mais longevas e garantem uma economia de energia de aproximadamente 40% no sistema de iluminação.
“A manutenção dessas luminárias, assim como em outros equipamentos, é importante para economizar energia. Orientamos que haja uma limpeza regular nas luminárias para evitar o acúmulo de poeira, o que provoca um aumento no consumo quando a iluminação não é adequada", explica a superintendente de
Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
Em condomínios com mais de um elevador, recomenda-se a instalação de sistemas de controle de tráfego e chamada antecipada. Eles fazem com que apenas o elevador mais próximo do andar seja acionado quando o condômino chamar. Além disso, parar os equipamentos em locais estratégicos, como na metade do prédio, fora do horário de pico do uso de elevadores diminui deslocamentos e, consequentemente, o consumo de energia.
Também é importante orientar aos condôminos sobre a necessidade de respeitar o limite de peso do elevador. Além da questão de segurança, a sobrecarga aumenta o consumo. Outras orientações aos moradores é chamar apenas um elevador nos prédios com mais de um equipamento e, sempre que possível, optar pelas escadas em caso de deslocamentos de até dois andares.
Uma orientação mais técnica é a utilização de motores de alto rendimento, com inversores de frequência e frenagem regenerativa. Com eles, o calor da frenagem realimenta a rede elétrica interna do local e a energia é utilizada nos outros elevadores, iluminação e demais equipamentos.
Já a instalação de placas solares fotovoltaicas é indicada se o condomínio tiver área para instalar a geração. O consumo de energia com lâmpadas e motores podem ser compensados com essa solução.
O uso racional da água também é uma dica de economia de energia. Além de ajudar o meio ambiente, a prática diminui a utilização das bombas e, também, do consumo.
Sobre a Neoenergia Cosern
Reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidoria do Brasil em premiações da
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:
• Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern.