O momento vivenciado no mundo
com a pandemia de Conavid-19 tem alterado a dinâmica de trabalho e
relacionamento entre as pessoas. O home office garante a segurança dos
trabalhadores, ao mesmo tempo que mantém a continuidade dos serviços.
Mas
é importante estarmos alertas e adotarmos práticas eficientes de consumo de
energia. A Cosern, empresa da Neoenergia, preparou um conteúdo especial (confira
o infográfico em anexo e as perguntas e respostas abaixo) com as principais
questões sobre o assunto e reunimos dicas de como gerir a sua equipe à
distância.
Quais
medidas devo tomar com o meu celular e computador?
Monitore
o tempo de carregamento da bateria de celulares e computadores e retire sempre
o carregador da tomada quando o aparelho estiver totalmente carregado. Desligue
o monitor do computador durante as pausas no trabalho. A tela ligada é
responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento. Não deixe a
TV e computadores ligados ao mesmo tempo sem que ambos estejam em uso.
Quais
medidas devo tomar em relação aos outros itens da casa?
Você
pode implementar medidas acessíveis no seu dia-a-dia como: apagar as lâmpadas
que não estiver utilizando e abrir a janela para aproveitar ao máximo a luz
natural; desligar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando;
ligar o ar-condicionado e manter as janelas e portas fechadas; desligar o
aparelho do ar-condicionado quando o ambiente estiver desocupado; não deixar a
TV ligada sem necessidade e não abrir a porta da sua geladeira a todo momento. Não
se esqueça: o uso consciente da energia é uma responsabilidade de todos nós!
Quais
as principais bases para um trabalho remoto bem sucedido?
A
Cosern recomenda o modelo dos 3 C’s – Clareza, Comunicação e Conexão. A partir dele,
devem ser estabelecidas alguns critérios, como prioridades, metas e
expectativas alinhadas entre as equipes. Além disso, é importante o
compartilhamento de responsabilidade de contato entre todos, estabelecendo uma
base de relacionamento de acordo com estilo, habilidades e preferências de
trabalho de cada um.
O
contato será feito exclusivamente por e-mail?
Não,
o ideal é que a relação entre líderes e colegas de trabalhos vá além do e-mail
e adote métodos como telefone, mensagens instantâneas, mensagens de texto
individuais ou em grupos. O uso de ferramentas como Teams ou Skype para
realização de videoconferência e manutenção de contato visual também é
importante, pois a visualização de expressão das pessoas contribui na comunicação.
Preciso
ficar online o tempo todo?
Assim
como você cumpre um horário regular no ambiente de trabalho, o home office
estabelece que o funcionário siga a mesma carga horária quando estiver de casa.
O importante aqui é determinar um tempo adequado de resposta para evitar
confusão e transtornos causados pelo chamado ‘silêncio virtual’.
Como
manter a produtividade e o engajamento?
A
programação de reuniões por videoconferência com regularidade contribui para o
alinhamento entre todos os membros da equipe sobre o progresso das demandas,
assim como evita a sensação de isolamento e desconexão que alguns funcionários
podem sentir no início. Esse momento também é útil para engajar conversas que
vão além da rotina de trabalho, seja no começo ou ao final da reunião.
Existem
formas de otimizar as reuniões online?
Sim,
certifique-se que todos escutem claramente o que é discutido em reuniões por
telefone ou videoconferência e reduza os ruídos do ambiente. Além disso,
verifique regularmente se os participantes têm algo a acrescentar ou perguntar.
Essas trocas podem ser facilitadas com o estabelecimento de uma pauta, horário
e um cronograma consistente.