Cosern dá dicas para evitar desperdício de energia e ideias para gerir equipe remotamente

23/03/2020
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O momento vivenciado no mundo com a pandemia de Conavid-19 tem alterado a dinâmica de trabalho e relacionamento entre as pessoas. O home office garante a segurança dos trabalhadores, ao mesmo tempo que mantém a continuidade dos serviços.

Mas é importante estarmos alertas e adotarmos práticas eficientes de consumo de energia. A Cosern, empresa da Neoenergia, preparou um conteúdo especial (confira o infográfico em anexo e as perguntas e respostas abaixo) com as principais questões sobre o assunto e reunimos dicas de como gerir a sua equipe à distância.


Quais medidas devo tomar com o meu celular e computador?

Monitore o tempo de carregamento da bateria de celulares e computadores e retire sempre o carregador da tomada quando o aparelho estiver totalmente carregado. Desligue o monitor do computador durante as pausas no trabalho. A tela ligada é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento. Não deixe a TV e computadores ligados ao mesmo tempo sem que ambos estejam em uso.


Quais medidas devo tomar em relação aos outros itens da casa?

Você pode implementar medidas acessíveis no seu dia-a-dia como: apagar as lâmpadas que não estiver utilizando e abrir a janela para aproveitar ao máximo a luz natural; desligar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando; ligar o ar-condicionado e manter as janelas e portas fechadas; desligar o aparelho do ar-condicionado quando o ambiente estiver desocupado; não deixar a TV ligada sem necessidade e não abrir a porta da sua geladeira a todo momento. Não se esqueça: o uso consciente da energia é uma responsabilidade de todos nós!


Quais as principais bases para um trabalho remoto bem sucedido?

A Cosern recomenda o modelo dos 3 C’s – Clareza, Comunicação e Conexão. A partir dele, devem ser estabelecidas alguns critérios, como prioridades, metas e expectativas alinhadas entre as equipes. Além disso, é importante o compartilhamento de responsabilidade de contato entre todos, estabelecendo uma base de relacionamento de acordo com estilo, habilidades e preferências de trabalho de cada um.


O contato será feito exclusivamente por e-mail?

Não, o ideal é que a relação entre líderes e colegas de trabalhos vá além do e-mail e adote métodos como telefone, mensagens instantâneas, mensagens de texto individuais ou em grupos. O uso de ferramentas como Teams ou Skype para realização de videoconferência e manutenção de contato visual também é importante, pois a visualização de expressão das pessoas contribui na comunicação.


Preciso ficar online o tempo todo?

Assim como você cumpre um horário regular no ambiente de trabalho, o home office estabelece que o funcionário siga a mesma carga horária quando estiver de casa. O importante aqui é determinar um tempo adequado de resposta para evitar confusão e transtornos causados pelo chamado ‘silêncio virtual’.


Como manter a produtividade e o engajamento?

A programação de reuniões por videoconferência com regularidade contribui para o alinhamento entre todos os membros da equipe sobre o progresso das demandas, assim como evita a sensação de isolamento e desconexão que alguns funcionários podem sentir no início. Esse momento também é útil para engajar conversas que vão além da rotina de trabalho, seja no começo ou ao final da reunião.


Existem formas de otimizar as reuniões online?

Sim, certifique-se que todos escutem claramente o que é discutido em reuniões por telefone ou videoconferência e reduza os ruídos do ambiente. Além disso, verifique regularmente se os participantes têm algo a acrescentar ou perguntar. Essas trocas podem ser facilitadas com o estabelecimento de uma pauta, horário e um cronograma consistente.


​VER INFOGRAFIAEconomia de Energia no Home Office​ [PDF].

 

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