- Mais de um milhão de atendimentos já foram realizados pela plataforma, com índice de efetividade superior a 90%.
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Em meio à pandemia do Covid-19 (Coronavírus),
muitos dilemas foram lançados ao mundo, sobretudo os que se referem a
atendimento ao cliente. Diversas companhias precisaram alterar a dinâmica de
atendimento, suspendendo a modalidade presencial.
Este é o caso das concessionárias da Neoenergia,
entre elas a Cosern, que, como forma de prevenção ao contágio pela doença,
optaram por iniciar atendimentos via WhatsApp, por meio de uma
tecnologia de chatbots desenvolvidos pela Nama, empresa brasileira
responsável por uma plataforma de inteligência artificial.
Lançada no dia 20 de março, em pouco mais de um
mês a solução já realizou mais de 1 milhão de atendimentos, tendo um índice
de efetividade superior a 90% das solicitações, sendo muito importante para
os clientes durante a quarentena.
A nova modalidade de atendimento poderá ser
acionada diretamente pelo cliente, por meio do aplicativo de mensagens no
número de cada uma das distribuidoras da empresa (Coelba (BA), Celpe (PE),
Cosern (RN) e Elektro (SP/MS)), ou por meio de um Código QR, que direciona o
usuário aos diversos serviços que podem ser resolvidos de maneira remota.
“A qualidade no atendimento ao cliente sempre foi
uma das nossas preocupações, não sendo diferente neste momento de restrição
de circulação, onde precisamos, por precaução, fechar nossas lojas de
atendimento. Com os chatbots, o cliente pode, facilmente, resolver
mais de 50 solicitações como dúvidas básicas de fatura, verificação de
manutenções programadas, emissão de segunda via, além de serviços mais
complexos como o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, onde
contamos, também, com auxílio do atendimento humano. Decidimos usar a
tecnologia a favor dos nossos clientes, proporcionando qualidade de
atendimento e ajudando a diminuir a propagação do novo coronavírus”, afirma
Sebastião Elias, superintendente corporativo de Relacionamento com o Cliente
da Neoenergia.
Para Rodrigo Scotti, CEO da Nama, “esta é uma
oportunidade para a comunidade científica se unir e usar a criatividade não
só para viabilizar atendimentos remotos, mas também para garantir a
continuidade de negócios da melhor maneira. As companhias podem e devem
usufruir de tecnologia para manter suas atividades e saírem desta crise mais
fortes e mais estruturadas do que antes”.
Celpe: (81) 3217-6990
Coelba: (71) 3370-6350
Cosern: (84) 3215-6001
Elektro: (19) 2122-1696
Sobre a Neoenergia
A Neoenergia é uma companhia de capital aberto
com ações (NEO3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo
espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma
das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, seus negócios
estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e
comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN)
e Elektro (SP), atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma
população superior a 34 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4,5 GW em geração, sendo 88%
de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de
novos parques eólicos. Em transmissão, são 685,2 km de linhas em operação e
4.862 km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o
desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim,
contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa
atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis.
Sobre a Nama
A Nama é uma das líderes em conversas
automatizadas no Brasil, mantendo os casos de negócios impactantes em
Customer Experience. Com clientes expressivos, como Burger King, Canon e
Americanas.com, a Nama combina a inteligência humana e Inteligência
artificial para melhorar a experiência do consumidor em grande escala. Ao
descomplicar a IA aproximando empresas e consumidores de um amanhã cada vez
mais presente, a Nama propicia ganho de escala, redução de custos, aumento da
rentabilidade e geração de valor para grandes companhias e entidades de
diversos setores. A empresa teve destaque com chatbots no Poupatempo e
Magazine Luiza além de ser aceita em vários programas de startups, como a
residênca do programa Google for Startups e, ainda, sendo a única brasileira
selecionada para o Creative Destruction Lab (CDL), renomado programa
canadense de empreendedorismo, e ficou no Top10 do CODE_n 2018, como a
única brasileira indicada à premiação internacional.
Sobre a Cosern
Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de
400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018
e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande
do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios
potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e
atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
Ø Enviar um Whatsapp
para o número (84) 3215-6001.
Ø Enviar um SMS para
28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar,
salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
Ø Telefonar para o
116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de
energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz
e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no
telefone 116 da Cosern.
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